Topo

Desfiles em Milão e Paris mostram novas proporções e combinações para peças clássicas

Com peças clássicas é possível montar looks que seguem as propostas das passarelas internacionais - AFP | EFE | Getty Images
Com peças clássicas é possível montar looks que seguem as propostas das passarelas internacionais Imagem: AFP | EFE | Getty Images

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

30/01/2012 07h00

Os desfiles de moda masculina para Inverno 2012/13, desfiladas em Milão e Paris, não ignoraram a grave crise econômica que a zona do euro está passando, mas ao contrário do que se poderia imaginar que as marcas apostariam em roupas austeras, o que se viu foi um clássico em versão luxo com tecidos nobres e certo ar dândi contemporâneo. Veja o que foi destaque nas grandes marcas masculinas europeias e como você pode se inspirar para compor um novo visual de inverno com peças clássicas.


Paletó mais curto
Esta é uma tendência que está em cartaz já há algum tempo e que confere um ar mais esportivo a uma das peças mais clássicas do guarda-roupa masculino. Porém, homens que usam terno e gravata no dia a dia tendem a frequentar ambientes mais conservadores e, por isso, levam mais tempo para aceitar modificações no guarda-roupa.

Calça com pregas
Depois do reinado absoluto de calças mais rentes ao corpo ou retas, as calças folgadas estão ensaiando seu retorno, com pregas e bolso faca, no estilo mais tradicional, e que o mesmo tempo, traz mais conforto ao dia a dia.

Jaquetas com gravata
A jaqueta com gravata é uma alternativa moderna para quem não quer usar somente blazer ou paletó em uma situação mais formal. Atenção que o tipo de jaqueta proposta desta maneira tem o corte simples, sem muitas firulas, mesmo com fechamento com zíper.

Colete descombinado
O colete é uma peça que voltou de forma definitiva depois de virar aposta há alguns anos. Para o Inverno 2012/13, a ideia mais forte é não usá-lo no mesmo padrão ou tecido do blazer ou paletó, prestando atenção somente aos tons ao fazer a combinação.

Blusas de lã
O trabalho artesanal tem muito valor no mercado de luxo europeu, e as blusas de lã com padrões texturizados foram usados no lugar do sobretudo, casaco mais longo até o joelho, conferindo um toque casual às produções mais tradicionais.

Gravata borboleta e suspensório
A gravata borboleta ainda não pegou por aqui, mas no hemisfério norte já está até em lojas de "fast-fashion" como a H&M, por exemplo, sinal que ainda tem muita vida útil pela frente. O suspensório tem aparecido com mais discrição, mas também está de volta em produções casuais.