Topo

Cavalera leva fashionistas à polêmica cracolândia

Parte da programação do SPFW, desfile de Inverno 2012 da grife Cavalera aconteceu na Estação da Luz - Alexandre Schneider/UOL
Parte da programação do SPFW, desfile de Inverno 2012 da grife Cavalera aconteceu na Estação da Luz Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Carolina Vasone

do UOL, em São Paulo

22/01/2012 15h43

A Cavalera abriu o quarto dia de desfiles do SPFW com apresentação do Inverno 2012 na Estação da Luz. Poderia servir como um "choque de realidade", uma tensão entre classes. Mas nada disso aconteceu.

Embora o desfile tenha sido armado no meio da cracolândia (geograficamente a região com este nome é atrás da Estação da Luz, e toda a área tem sido alvo da ação policial para a retirada de viciados em drogas), não houve qualquer estranhamento nem de um lado - os frequentadores locais da região - nem de outro - os fashionistas. Como o desfile aconteceu dentro da estação de trem, e não ao ar livre, as únicas reações foram um pouco de reclamação dos passageiros do transporte público por conta da confusão de moda, e de passantes curiosos por assistir à apresentação (desde uma fresta aberta perto do pit dos fotógrafos), impedidos pela produção da marca, que de maneira antipática se postou em pé na frente do pessoal.

No resto, o show contou com a bonita paisagem do centro da cidade e das estruturas internas em ferro e vidro da estação para exibir uma coleção de moda jovem, com foco no streetwear. O ponto alto foram as sobreposições tanto para garotos como para garotas, o que faz do desfile uma boa aulinha para nós, brasileiros, sem cultura de usar uma roupa em cima da outra, faça calor ou frio. O melhor do inverno da Cavalera está nas produções em preto, que mostram mais uma vez que, para usar a cor no inverno, tem que caprichar na produção. Como? Com bordados, rendas, plissados (caso das meninas) e jaquetas, coletes, camisas, tachas nos sapatos (caso dos meninos), tudo no mesmo look.

No geral, a jaqueta curta apareceu como item obrigatório no próximo inverno da Cavalera, tanto em preto (mas não em couro) como na estampa "pied de poule" (pé de frango, porque o desenho parece mesmo isso) em verde, roxo e preto. As calças são curtas e com barra dobrada (para homens e mulheres), as saias são godês com textura de vários tecidos e efeitos de modelagem (mulheres), e as camisetas bordadas com flores e paetês aparecem para todos.