Topo

O brilho metalizado é a grande aposta do Inverno 2012

Metalizados apareceram em desfiles do Fashion Rio e Fashion Business e são tendência para o inverno - Alexandre Schneider/UOL
Metalizados apareceram em desfiles do Fashion Rio e Fashion Business e são tendência para o inverno Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Ricardo Oliveros

Do UOL, do Rio

13/01/2012 18h22

Sai o paetê, entram os tecidos metalizados e as aplicações em cristais. Para as mulheres que gostam de brilhar, opções não faltam, seja numa básica camiseta ou em um vestido de festa.

A onipresença do paetê, que saiu da condição de tendência para virar quase um clássico, permaneceu firme e forte durante várias temporadas, ganhando, a partir do Verão de 2011, o direito de um lugar ao sol usado em produções mais casuais na luz do dia.


Como a moda e a mulher precisam de novidades, as marcas que desfilam no Fashion Rio e Fashion Business decretaram férias para os paetês, porém não aposentaram o brilho. Entre a aposta mais forte estão os tecidos metalizados, que já deram as caras nas passarelas de Alexander McQueen, Balenciaga, Balmain, Calvin Klein, Givenchy e Gucci. Na cartela de cores, valem tanto as cores douradas e prateadas (que vem do futurismo dos anos 1960), quanto os azuis e esverdeados.

Correndo por fora, mas não menos importantes, estão as aplicações e bordados com cristais. Como são mais delicados, são restritos a moda festa. As marcas também optaram por fios metálicos ou no efeito cristalizado para dar o brilho que as brasileiras tanto amam!