Topo

Chapeleiro de princesas e famosas, Philip Treacy quer criar adereços para o Carnaval carioca

Lady Gaga, Sarah Jessica Parker e Kate Middleton fazem parte da clientela famosa de Philip Treacy - Brainpix/Getty Images
Lady Gaga, Sarah Jessica Parker e Kate Middleton fazem parte da clientela famosa de Philip Treacy Imagem: Brainpix/Getty Images

ILANA REHAVIA

Colaboração para o UOL, em Londres

25/08/2011 17h04

O chapeleiro irlandês Philip Treacy assinou os chapéus mais comentados do casamento do príncipe William e de Kate Middleton (incluindo o modelo da princesa Beatrice, vencedor da enquete sobre o chapéu mais bizarro do casamento real) e já fez (e faz) a cabeça de celebridades como Lady Gaga e Sarah Jessica Parker. Mas o que o designer ainda sonha mesmo em criar são adereços para as escolas de samba do Carnaval carioca.

“Eu adoraria desenhar os adereços de cabeça para uma das escolas de samba do Rio. Seria um sonho”, diz ele, que vê semelhanças entre o processo de criação das fantasias do Carnaval e das roupas e chapéus de um evento como o enlace real. “Os carnavalescos passam meses criando as fantasias para um momento de excitação e extravagância, e nós aqui trabalhamos da mesma forma, com o mesmo sentimento. Trabalhamos durante três meses para aquele momento em que as pessoas saem de seus carros em frente à abadia de Westminster”, diz Treacy em entrevista ao UOL, citando o local onde o casamento de William e Kate aconteceu.

Realeza

Os intrigantes chapéus usados pelas princesas Eugenie e Beatrice, por exemplo, podem não ter agradado a todos e contribuído para o maldoso apelido de “As Bruxas de York”. Mas eles refletem bem o estilo excêntrico de Treacy.

Entre as criações mais memoráveis do chapeleiro estão uma lagosta para Lady Gaga, o ninho de borboletas que Sarah Jessica Parker usou na pré-estréia do filme "Sex and The City" e as dezenas de ousadias que inventou em parceria com sua musa, a finada editora de moda Isabella Blow.

Esse estilo acabou atraindo a atenção da realeza, chegada em um chapéu. Favorito de Camilla, Treacy criou os elogiados adereços que ela usou quando se casou com o príncipe Charles. Kate Middleton também é fã e já foi fotografada usando Treacy.

 “A realeza e os chapéus têm a mesma magia. A rainha os manteve vivos no imaginário das pessoas em todo o mundo, e Kate deverá fazer o mesmo. Usar algo na cabeça faz parte de ser nobre. Mas é claro que os melhores chapéus que eles possuem são as coroas e as tiaras de diamante”, brinca ele.