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Imprensa internacional elogia Herchcovitch e fala sobre a moda brasileira

Modelo em desfile da coleção Verão 2009 de Alexandre Herchcovitch - Alexandre Schneider/UOL
Modelo em desfile da coleção Verão 2009 de Alexandre Herchcovitch
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

FERNANDA SCHIMIDT<br><br>Do prédio da Bienal

21/06/2008 22h42

Entre representantes da imprensa internacional convidada a participar da temporada Verão 2009 do São Paulo Fashion Week (ao todo 140 pessoas), os desfiles masculino e feminino de Alexandre Herchcovitch são unanimidade quando o assunto são as coleções favoritas apresentadas no evento até este sábado (21).

A criatividade do estilista, o trabalho de estamparia, a modelagem e o ritmo do desfile são alguns dos pontos levantados como responsáveis pelo sucesso. "Ele consegue vestir homens com bordados e deixá-los 100% masculinos", comentou Paulo Macedo, jornalista da "Vogue Portugal". A lista de favoritos dele inclui ainda Osklen e Maria Bonita. Já entre os que deixaram um pouco a desejar está a Cori, em sua segunda coleção assinada pela dupla Dudu Bertholini e Rita Comparato. "Achei um pouco confuso, não sei se eles pegaram o espírito da marca", disse.

Outro que compartilha a mesma seleção de preferidos é Sameer Reddy, do site Style.com, que apontou ainda a Amapô, com suas cores e recortes. O jornalista, que na última temporada criticou a cópia que algumas marcas brasileiras, como a Forum, fazem de grandes maisons internacionais, acredita que para o Verão 2009 as coleções foram mais originais. "Não está como em janeiro. Agora você consegue observar alguma inspiração, mas não cópia, o que é diferente. Está mais sofisticado", afirmou Reddy.

Para Macedo, da "Vogue", a originalidade genuína não existe mais na moda em lugar nenhum desde a década de 1970. "As pessoas hoje vão buscar novas formas, mas em coisas do passado. Todos temos referências", disse. Macedo critica as marcas, sem citar nomes, que querem ser muito internacionais. "Noto um esforço de alguns em tentar ser 'cool'. Mas ser brasileiro já é 'cool'. Vocês são um povo com uma identidade tão forte, não gosto quando querem ser de Paris, por exemplo. Venho aqui para ver moda brasileira."