Topo

Homens engajados de Herchcovitch misturam influências e pedem paz entre nações

O colorido engajado da coleção masculina de Herchcovitch - Alexandre Schneider/UOL
O colorido engajado da coleção masculina de Herchcovitch
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>Editora de UOL Estilo

19/06/2008 19h25

O desenho é indiano? Não tem também um toque folclórico, numa mistura forte de vermelho e preto, num estilo que lembra o dos países do leste europeu? As calças de cavalo baixo, largas, como que estufadas, arredondadas, são orientais, árabes, mas também podem vir da vestimenta africana (do Norte), não? Muitos convidados devem ter passado o desfile da coleção masculina de Alexandre Herchcovitch num curioso quebra-cabeças geográfico fashion, na identificação das influências, a cada entrada de um "look" novo. No final do desfile, Herchcovitch esclarece: é sim, tudo isso. E mais uma proposta tão interessante quanto politicamente engajada, algo não tão comum à moda.

Para a coleção do verão 2008-09, o estilista resolveu misturar algumas referências da rica vestimenta de várias culturas para propor a paz a países e regiões que brigam por questões territoriais: Sudão, Líbano, EUA, Inglaterra, Israel, Palestina, Índia, Paquistão e África do Norte. Na passarela, bandeiras pretas evocavam o luto pela situação de conflito nestas áreas. Na costura destes elementos, influência também dos uniformes militares.

Bordados em miçangas, vidrilhos ou em linha formavam os desenhos que compunham a parte mais colorida da coleção, junto com a estampa digital em verde. A combinação do preto e do vermelho nos bordados de elefantes, em meio a outros desenhos, imprimia personalidade ao homem da Herchcovitch que, mesmo de saia, continuava inquestionavelmente viril. Sim, uma versão de vestido masculino foi elaborada, com parte de cima de camisa, manga curta, e parte de baixo de saia bem pregueada. Os vestidos eram usados como camisas, com bermudas mais amplas e também com as calças, também folgadas.

A influência militar na linha alto escalão apareceu em detaques como os abotoamentos de peças como o bonito macacão de cavalo baixo, marinho, sem mangas, com botões dourados. A alfaiataria surgiu permeando o verão do estilista, em toques sutis das construções das calças, bermudas e camisas.
 

SPFW: Desfile de Herchcovitch pede paz entre as nações
COMENTE E ENVIE O VÍDEO