PUBLICIDADE

Topo

Moda

Retrospectiva: UOL Estilo escolhe os dez melhores desfiles brasileiros de 2006

A top model Michelle Alves desfila para a Salinas, no Fashion Rio, edição Verão 2007 - Publius Vergilius/UOL
A top model Michelle Alves desfila para a Salinas, no Fashion Rio, edição Verão 2007
Imagem: Publius Vergilius/UOL

MARIANA ROCHA<br>Colaboração para o UOL Estilo

08/12/2006 21h09

Alexandre Herchcovitch e Cavalera (ambos nas coleções masculinas), as jovens Amonstro (de Helena Pimenta e Lívia Torres) e Theodora (de Rita Wainer), a performática Karlla Girotto, a moda praia da Salinas, a sofisticação da Huis Clos, a descontração da Colcci, todos em desfiles para o Verão 2007, com o acréscimo de Gloria Coelho e Marcelo Sommer, estes nas coleções para o Inverno 2006, foram os responsáveis pelos dez melhores desfiles da moda brasileira em 2006.

A maior novidade dos desfiles nacionais deste ano foi a revitalização da moda masculina. Neste universo, duas coleções se destacam. A de Alexandre Herchcovitch, fresca e ousada. Sua peça chave é o macaquinho, numa espécie de colagem de blusa com bermuda de estampas diferentes. E a da Cavalera, descontraída, de inspiração surf, com estampas florais e cores luminosas.

Entre a nova geração de estilistas, os destaques vão para Amonstro (desfile para o Verão 2007, no Amni Hot Spot), que, irreverente, transpira o desejo do novo, com formas amplas e estamparia divertida, Theodora (Fashion Rio), que consegue um equilíbrio entre romantismo e modernidade e para Karlla Girotto (São Paulo Fashion Week), com discussão do masculino e do feminino, do peso e da leveza, numa performance na parte de fora da Bienal.

Na moda praia, a Salinas foi a mais criativa, com uma coleção usável e jovem, inspirada nos índios tupinambás, com modelagens para vários tipos de corpo.

A Huis Clos, sinônimo de sofisticação, utilizou tecidos preciosos e modelagem rigorosa, construindo uma imagem de mulher ao mesmo tempo sensual e intelectual.

Já a Colcci fez seu último desfile com Lila Colzani, estilista criadora da marca. Lila trouxe vestidos amplos, soltos, numa atitude livre e descompromissada.

Ainda deste ano, mas no inverno, marcaram presença Gloria Coelho e Marcelo Sommer. Gloria Coelho, com sua moda de ponta, apresentou looks pretos de shorts, minis e microvestidos que ainda poderão ser usados no próximo inverno. Já Sommer comemorou dez anos de carreira num desfile histórico. Melancólica e poética, a megaprodução trouxe chuva à passarela e belas imagens com cinza, balonê, estampas florais, calças de moleton masculinas e matelassê.

Veja no álbum de fotos as imagens dos desfiles com mais comentários.

Moda