Topo

Estilista senegalês que migrou para Espanha de balsa lança primeira coleção

15/11/2014 13h38

Fatiss Mundaw, um estilista senegalês de 28 anos, chegou à Espanha em uma precária balsa como imigrante ilegal há oito anos para tornar seu sonho de ser designer de moda, realidade. Neste sábado (15), Mundaw apresenta sua primeira coleção em Valência, Espanha: "Quis vir a Valência porque meus amigos estavam aqui, me diziam que aqui era melhor e queria poder lutar para me tornar alguém no mundo da moda", conta.

O senegalês, que deixou de estudar aos 13 anos para ser estilista, lembrou as dificuldades que passou em sua chegada à Espanha, quando "não tinha nem um teto onde dormir". Sua vida melhorou quando um homem, que preferiu ter seu nome preservado, se fixou no esboço de um vestido que Mundaw desenhava e disse ao garoto que "gostava de seu estilo".
 
"Ele me deu um teto, me comprou uma máquina de costura e continua me ajudando dia a dia", conta o imigrante. Mundaw preparou uma coleção com mais de 30 vestidos confeccionados por ele mesmo com "um toque europeu, embora tenham estilo africano":  "Quando chego em frente à máquina de costura, eu sento e fico", disse ao expressar a "grande emoção" que sente às vésperas da estreia, que está sendo preparada há três meses.
 
A organizadora do evento, Lidia Herrero, declarou que o desfile foi organizado "sem nenhum tipo de financiamento prévio, com custo zero", mas espera cobrir as despesas com os dez euros que cobrarão de cada um dos presentes.