Topo

Dolce & Gabbana mostra devoção religiosa masculina em uma nova homenagem ao impresso

Modelos apresentam looks que remetem ao catolicismo criados pela Dolce & Gabbana para o Inverno 2013 na semana de moda masculina de Milão (12/01/2013) - Tiziana Fabi/AFP
Modelos apresentam looks que remetem ao catolicismo criados pela Dolce & Gabbana para o Inverno 2013 na semana de moda masculina de Milão (12/01/2013) Imagem: Tiziana Fabi/AFP

De Roma

12/01/2013 18h29

Na linha da tradição siciliana na qual foram inspiradas suas últimas coleções, a grife italiana Dolce & Gabbana apresentou neste sábado (12), na semana de moda masculina de Milão, uma coleção de pura devoção religiosa que recorre às estampas.

Com atrevimento e pouca sobriedade, os costureiros Domenico Dolce e Stefano Gabbana voltaram a ser fiéis a seus princípios no primeiro dia de desfiles em Milão, onde até a próxima terça-feira se apresentarão distintas propostas têxteis para o homem do próximo Inverno 2013.

O impresso volta a ser protagonista da coleção Dolce & Gabbana, que, nesta ocasião, não só recorre aos motivos florais vistos outras vezes, mas serve da mais pura imaginação religiosa, o que ficou claro com as esculturas de Nossa Senhora e do Menino Jesus que enfeitaram a passarela durante o desfile.

A estampa religiosa como impresso é o jogo com o qual os dois costureiros baseiam esta coleção na qual, com calças de cintura alta e pinças, quiseram demonstrar, mais uma vez, sua devoção ao corte e à confecção, sempre respeitando as crenças e a tradição da Sicília natal de Domenico Dolce.

O retorno à terra desta vez é mais autêntico, pois os costureiros, que na sexta receberam a visita em Milão do astro argentino Lionel Messi, selecionaram 87 jovens da Sicília - entre eles alguns desempregados - para protagonizar um desfile cheio de masculinidade nos rostos e nos físicos.

O sagrado e o profano se misturam, sempre de um modo respeitoso nesta coleção, na qual em algumas ocasiões as formas são mais próprias da moda feminina, concretamente nas camisetas de levianos tecidos com mangas largas e mais curtas nas quais as estampinhas impressas são as protagonistas.

Junto a isso blazers com exageradas lapelas e atrevidos impressos de flores que colorem, embora de maneira outonal, uma coleção que joga com os contrastes com o preto por fora e o branco por dentro das camisas interiormente com a novidade dos lenços de seda florais.

Neste sábado também aconteceu o desfile de Ermenegildo Zegna, que deu uma lição de classicismo e sobriedade têxtil em uma coleção de pura elegância preta, cinza e branca, que servem tanto os retos casacos como as calças.

Amanhã, na segundo dia de desfiles masculinos, será a vez das grifes Prada, Vivienne Westwood, Calvin Klein, Iceberg e Salvatore Ferragamo, entre outras.