Produtos da Tiffany ganham número de série para rastreio
A joalheria americana Tiffany & Co. lançou, na última sexta-feira (11), um novo programa para promover o rastreio e a transparência na empresa. Os clientes, agora, poderão conhecer o país ou região de origem das pedras e diamantes usados pela marca.
Das minas às lojas, um diamante muda de mãos muitas vezes, e o rastreio é crucial para quem quer adquirir uma pedra "limpa";
Muitos compradores querem ter a certeza de que a joia não foi produzida usando trabalho infantil ou a fim de financiar guerra e terrorismo.
"É uma questão cada vez mais relevante para as novas gerações, e é nosso dever, como líderes do setor de diamantes, dar aos nossos clientes essa informação", disse o CEO da empresa, Alessandro Bogliolo, em entrevista à Bloomberg.
Cada diamante vendido pela Tifanny terá um número de série e, a cada compra, os clientes receberão um certificado sobre a origem das pedras. Além disso, até 2020 a empresa pretende compartilhar também informações sobre as fases intermediárias, como os lugares onde os diamantes foram preparados, cortados e limpos.
A organização Human Rights Watch aplaudiu a iniciativa. "É um novo nível de transparência no setor joalheiro e o primeiro passo para melhorar os direitos humanos no mundo. Quando vamos ao supermercado, sabemos que as bananas vêm da Colômbia, os tomates, do México, e o salmão, da Noruega. Mas na joalheria, até hoje, ninguém sabia dizer a proveniência de um diamante".
A Tiffany & Co. foi fundada em 1937 e, nos últimos meses, tem se esforçado para conquistar a geração dos chamados "millennials", nascidos na década de 1990. A queda das vendas na rede já levou, no fim de 2017, à demissão repentina do CEO à época.
Desde então, diversas iniciativas têm sido feitas na tentativa de rejuvenescer a marca, como a criação do restaurante-café na sede americana e uma campanha publicitária com Zoe Kravitz, atriz considerada ícone da moda millennial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.