Tênis nunca sai de moda: relembre 10 modelos icônicos do calçado
Tendências vêm e vão, mas o tênis nunca sai de moda. Um "pisante" legal pode melhorar o visual ou mostrar que você está por dentro das novidades. Desde modelos superesportivos até os mais casuais e delicados, há calçados que são icônicos, provocam boas lembranças e até continuam no armário dos mais descolados.
-
Reebok Pump
No começo dos anos 1990, a Reebok criou a tecnologia Pump, em que, com um apertão em um botão localizado na língua do calçado, ele inflava de acordo com a necessidade de seu usuário. Feito para práticas esportivas, o modelo se tornou símbolo de status e popularidade.
-
Nike Shox
No começo dos anos 2000, o status de um adolescente na escola era medido de acordo com a quantidade de molas que tinha em seu Nike Shox. O tênis foi criado para dar mais amortecimento na corrida.
-
New Balance 574
Com todo o jeitão de tênis de corrida, o modelo virou hit nos anos 90. O design retrô e o conforto acabaram conquistando, também, fãs que colecionam o calçado e descoladinhos atuais.
-
Kichute
O calçado, uma mistura de tênis com chuteira, era o favorito das crianças no final dos anos 1970. Normalmente combinado com meias brancas, os cadarços longos eram amarrados em volta do tornozelo dos meninos fãs de futebol.
-
Keds Champion
O modelo champion foi criado em 1916, quando a U. S. Rubber Company decidiu criar um calçado que unisse vários tipos de consumidores. O calçado de couro branco com sola fina de borracha foi ícone em várias décadas diferentes, ganhando um novo fôlego nos anos 2010.
-
Bamba
Quando o Chuck Taylor All Star ainda não era tão popular no Brasil, o país teve, a partir de 1970, o Bamba para suprir a demanda por tênis versáteis que poderiam ser usados para ir à escola e praticar exercícios físicos. Em 1992, no entanto, a produção do modelo foi descontinuada, deixando muita gente saudosista.
-
Chuck Tailor All Star
Um dos tênis mais versáteis da história foi criado em 1917 como o calçado oficial de jogadores de basquete. Ele não era muito popular, mas o jogador Chuck Taylor o transformou em hit. O modelo foi adotado pelos fãs de punk rock e, até hoje, figura nos pés dos roqueiros e de outras tribos.
-
Nike Air Jordan
O primeiro Nike Air Jordan surgiu em 1985, em uma parceria da marca com o jogador de basquete Michael Jordan. O calçado mudou o jogo do mercado de tênis após a peça conquistar os pés até mesmo de quem não praticava esporte. A partir de então, parcerias entre marcas e atletas se tornaram comuns.
-
Adidas Superstar
O modelo mais conhecido da Adidas surgiu em 1969 nos pés dos jogadores de basquete. Desde então, é um dos favoritos dos adolescentes. Até hoje o modelo com três listras tem uma pegada vintage e, nos últimos anos, ganhou um novo fôlego ao aparecer nos pés das fashionistas.
-
Vans Authentic
O tênis, que ganhou uma versão genérica de marcas brasileiras, era o favorito dos skatistas. Nos anos 2000, também esteve nos pés dos fãs de hardcore e, um pouco mais tarde, dos emos, principalmente em sua versão quadriculada. Até hoje as pessoas mais casuais costumam apostar no modelo clássico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.