Topo

Beleza


Beleza

Iluminador facial: 3 inspirações de maquiagem com produtos líquidos e em pó

Andressa Zanandrea

Da Universa

21/07/2019 04h00

Iluminador é um curinga na maquiagem. Usado para destacar as partes mais altas da face, como têmporas, topo do nariz, arco da sobrancelha, canto interno dos olhos e arco do cupido -- em cima do lábio superior --, o produto cai bem tanto em produções para o dia quanto para a noite. Ou seja, transita do escritório à festa.

Versátil, o produto pode ser usado com leveza ou para construir camadas -- tente misturar iluminadores de diferentes texturas para um resultado mais marcante. A atriz Barbara França é fã do efeito iluminado, principalmente por ser adepta à maquiagem natural. "Sou apaixonada por iluminador. Acho que tem uma pegada natural, mas que faz toda a diferença no realce do rosto. Uso no dia a dia, pois dá um ar de saúde e valoriza a make", explica.

O maquiador Bruno Valentim, do Ophicina do Cabelo, do Rio de Janeiro, ensina três maquiagens em que os iluminadores líquidos ou em pó são protagonistas. Inspire-se e arrase!

  • Rafael Porto

    Iluminador em pó

    "Use iluminadores compactos de acordo com seu tom de pele. Se for como o da Bárbara, escolha tons beges e rosados. Há opções de produtos que podem ser usados secos ou molhados, para aprimorar o efeito. Para esta make, ilumine as áreas altas do rosto como o alto da maçã, arco do cupido (em cima da boca), nariz, queixo e abaixo da sobrancelha para levantar o olhar. Dê profundidade ao olhar com sombra em tom violeta e finalize com batom rosa com fundo coral."

  • Rafael Porto

    Iluminador líquido

    "Esta make é mais pra noite. Misture o iluminador líquido à base e use o mesmo produto para finalizar, pois essa textura confere efeito glow. Ilumine as áreas altas do rosto, principalmente as têmporas. Nos olhos, use sombra de tons mais escuros e passe o iluminador na pálpebra. Finalize com batom suave com muito gloss."

  • Rafael Porto

    Iluminador líquido + em pó

    "Nesta make mais dia e mais leve, misture iluminador líquido dourado à base para dar efeito glow em toda a pele. Acima do blush e nas têmporas, aplique iluminador compacto mineral bem suave e ilumine também a zona T do rosto. Finalize com batom rosa."