Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Fiquei com um cara comprometido. Devo contar tudo para a noiva dele?'

Getty Images/Cecilie_Arcurs
Imagem: Getty Images/Cecilie_Arcurs

Colunista de Universa

19/11/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Há cerca de 4 meses fiquei com um rapaz. Ficamos umas 4 vezes, tudo na mesma semana e nunca mais aconteceu. Antes de acontecer, já estávamos flertando fazia mais de um mês. O grande porém é que ele tem namorada e eu sabia disso. E depois do que eu fiz, eu carrego uma culpa enorme e não estou sabendo lidar com isso. Eu nunca havia ficado com homem comprometido e me sinto uma pessoa horrível por ter feito isso. Eu não tenho namorado, então em teoria, se eu fosse levar tudo para o lado literal, quem estava traindo alguém era somente ele, porém eu tenho consciência de que eu sou tão culpada quanto ele, pois se eu não tivesse permitido, não teria acontecido. Inicialmente, antes de ficar com ele, eu tentei recusar, mas cedi pois ele sempre falava que estava insatisfeito com o relacionamento dele e eu tinha a impressão de que estava acabando. Hoje percebo o quanto eu fui burra. Mas, mesmo que ele tenha insistido, sei que sou culpada. Não tenho mais nenhum interesse nele, parei de falar com ele totalmente e hoje em dia tenho muita mágoa. Sinto dentro de mim que preciso contar para a namorada dele, que agora é noiva. Juro que não é para vingança, mas sim porque eu me sinto muito culpada pelo que eu fiz com uma pessoa que nem conheço. Devo contar? O que devo fazer nesta situação? Me ajude!
- A outra

- Cara A outra,
Olha, é bom que você saiba que fez algo errado e que tenha percebido que é melhor se afastar desse rapaz. Além disso, é normal você sentir culpa. Mas vamos com calma. Por mais que você soubesse que ele era comprometido, esse homem também mentiu para você ao dizer que estava em crise com a namorada (tão em crise que resolveu noivar depois, aliás). Sim, você foi inocente (ou burra, como disse) em cair nesse papinho: é a conversa mais mole e frequente entre quem quer pular a cerca. Mas, de fato, é ele que tem namorada e que foi ativamente atrás de você. Agora o mais importante: desista dessa ideia de contar tudo para a noiva dele. Preste atenção que esse seu desejo vem muito mais da necessidade de você se sentir bem do que da vontade de ajudar essa pobre moça. Você não a conhece e não sabe nada sobre ela. Vai que ela sabe que o noivo dela não presta e mesmo assim quer se casar com ele? As chances de você virar a vilã dessa história são 100%. Vai ser fácil demais para esse cara convencer a mulher dele de que você é uma louca, intriguenta, descontrolada.

Boa tarde! Faz um tempo que eu estou conversando com alguém. Não estamos namorando, mas temos conversas bastante íntimas, e falamos de nos encontrar e tudo mais. Até já falamos um "eu te amo". É válido lembrar que não moramos na mesma cidade, e que ela falou que se sentiria desconfortável se eu não tivesse ao menos a idade dela, então, por insegurança e por achar que não seria algo tão sério, menti a minha idade, falando que tinha um ano a mais do que eu tenho (exemplo: tenho 18 e falei que eu tenho 19, sendo a mesma idade dela - não temos essa idade, foi só um exemplo). Agora tá tudo ficando tão sério e eu tô super adoidado com essa mentira, com medo de ela me deixar caso eu conte a verdade e tudo mais, eu não sei o que fazer.
- Ninfeto

- Caro Ninfeto,
Sinceramente? Um ano de diferença não é nada. Talvez essa moça tivesse uma noção pré-concebida do que seria um homem mais novo do que ela. Talvez imaginasse que seria uma pessoa imatura, com interesses diferentes. Mas agora ela te conhece. Sabe que vocês têm muito em comum, e que se dão bem. Contra a realidade não há ideias teóricas que se sustentem. Não teria por que ela se recusar a continuar essa história por causa de alguns meses de diferença. Mas é importante que você conte a sua verdadeira idade o quanto antes, porque a mentira é um problema bem maior do que ser mais novo do que ela.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br