Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Amo mulheres inteligentes, mas a minha esposa não é uma delas'

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

05/11/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Estou apaixonado por uma mulher que mora a 12 horas de distância de ônibus ou a 2 horas de avião da cidade que eu moro. Ela é inteligente, engraçada e tem um sotaque que eu amo. Sou apaixonado por mulheres inteligentes. Contudo, sou casado. A relação não vai bem e decidi terminar tudo. O nosso casamento foi fincado por circunstâncias da vida e baseado em valores que não cultivo mais hoje. A inteligência é a qualidade na mulher que atualmente mais me atrai. Contudo, ela não tem esse mínimo e me desencantei ao longo desses quase 8 anos. Temos um filho de 6 anos e ainda estamos morando na mesma casa. Agora estou apaixonado por essa mulher que mora no interior. Ela não está apaixonada por mim, e já me disse. Entretanto, dá sinais de que gosta e dá corda para eu seguir na missão. Você acha uma boa ideia alimentar essa nova paixão? É uma péssima ideia? Ou devo tentar retomar a antiga relação, mesmo dentro do coração não existindo mais amor?
- QI sexy

- Caro QI sexy,
Você está com dois problemas diferentes. Um, é o fim do seu casamento. Por mais duro que possa ser concluir que a sua esposa, mãe do seu filho, não é inteligente o suficiente para você, fato é que as pessoas mudam, buscam coisas diferentes na vida e acabam se afastando. Parece ser o caso do que aconteceu aqui. Não acho que você precise tentar salvar esse casamento a qualquer custo uma vez que você já tomou a atitude mais difícil, que é botar um fim nele. Ficar nesse chove-não-molha com uma esposa que não te interessa só vai acabar fazendo mal ao seu filho. A outra questão é essa mulher genial de sotaque interessante que te apetece. Entendo que a distância seja complicada, mas mais complicado ainda é o fato de ela já ter dito que não tem interesse em você. É triste, mas às vezes os amores não são correspondidos. Considerando que essa mulher está a meio dia de viagem, eu diria para você procurar a famosa terceira via. Tenho certeza de que a sua cidade atual está repleta de mulheres com QIs que possam te parecer mais adequados.

Terminei com meu esposo, mas me arrependi profundamente. Amo muito ele. Temos 14 anos juntos, mas, devido a algumas atitudes dele em casa, botei ele para fora. Humilhei muito ele, mas depois pedi desculpas. Ele disse que me ama muito também, mas que não quer voltar pra casa. Agora ele vem na minha casa todos os dias pra ver os filhos e botá-los pra dormir. Depois disso, nós sempre ficamos juntos, temos relação e tudo, mas na madrugada ele vai embora. Estou arrependida, o amo muito. O que eu faço? Tudo isso me faz pensar em que ele esteja apenas se vingando de mim, porque ele segue me ligando o tempo todo, perguntando se eu estou bem, se eu comi etc. Estou insegura.

- Casado sem saber
- Cara Casado sem saber,
Você tem motivos para estar insegura, uma vez que o seu marido fala uma coisa e faz o exato oposto depois. Pela sua descrição e se vocês se falam o tempo todo durante o dia, vocês praticamente vivem como casados - a única diferença parece ser as poucas horas que separam a madrugada da manhã e os fins de semana. Acho que o caminho mais racional a se seguir é uma conversa franca, na qual você explique por que se arrependeu e como seria melhor para todos - mais honesto, mais econômico, mais prático - se vocês voltassem a estar casados. Se isso não der certo, eu sugeriria uma tática mais? heterodoxa, digamos assim. Volte a viver como uma mulher casada, sem oficializar isso com o seu marido. Invente motivos que necessitem a presença dele no fim de semana - festa para algum dos seus filhos, alguma ajuda na casa, um pedido para organizar as contas da família, qualquer coisa. Depois cozinhe algo que ele ame e diga: "Olha, fiz uma lasanha que ficou enorme. Não quer vir aqui jantar um pedaço?" Use a desculpa da praticidade e da familiaridade para passar mais tempo com ele, mas negue caso ele pergunte se é isso que você está fazendo. Algo me diz que seu marido está doido para ficar com você de novo, mas que está precisando de motivos para passar por cima do orgulho ferido.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br