Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Minha namorada engravidou sem me avisar e agora quer que eu crie o bebê'

Pexels
Imagem: Pexels

Colunista de Universa

22/10/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Primeiramente queria dizer que sempre acompanho seus conselhos e não perco as postagens. Eu namoro há quase 3 anos com uma mulher, ela tem 30 anos e sempre teve o sonho de ser mãe. Já eu tinha mais o foco na carreira. Acontece que ela começou a ter diversos problemas de saúde que iriam afetar a possibilidade de ela engravidar. Aquilo tudo mexeu com a cabeça dela e ela disse que ia tentar ficar grávida e não iria esperar termos dinheiro suficiente para realizar o procedimento por uma clínica. Quando foi há pouco tempo ela me deu a notícia de que estava grávida e que só ficou com o pai com essa finalidade, já que ele ficava dando em cima dela. Ela só aceitou os avanços e afirma que ele não teria contato algum com a criança. Ela quer que a gente viva como uma família e que eu seja mãe também da criança, mas não consigo parar de pensar em como tudo aconteceu. Ou seja, ela com o cara. Também penso no fato de que não tenho garantia alguma nessa história. Penso que nunca dará certo.
- De repente, mãe?

- Cara De repente mãe,
Nem consigo imaginar o tamanho da sua crise. Se minha parceira me aparecesse com um bebê surpresa sugerindo que eu abraçasse a causa depois de decidir tudo sozinha, acho que sairia correndo pela porta. Afinal, ter um filho não é algo que apenas um dos lados do casal deveria decidir. Acho que existem perguntas importantes que você precisa responder com toda a honestidade. Você diz que é mais focada na carreira, mas você também tinha o sonho de ser mãe? Se sim, você tinha claro qual seria o seu método de preferência para vocês engravidarem? O homem que serviu como doador de esperma sabe que vai ter um bebê correndo por aí com DNA dele? (Ele tem o direito de pelo menos saber.) A sua namorada se testou para ISTs? Se você escolher criar essa criança, exija da sua namorada alguma segurança legal nessa história: felizmente a lei no Brasil permite que vocês registrem o bebê no nome das duas, por exemplo. Eu entendo o seu desconforto de ficar pensando na sua parceira com outra pessoa, mas acho que a questão central dessa crise foi a falta de honestidade com você desde o começo. É fato que ela tomou a decisão de ter um filho sem te consultar ou levar em conta as suas necessidades e preferências. Você tem todo o direito de não topar essa maternidade, se perceber que isso é algo que você não vai conseguir superar.

Tenho 50 anos e um "amor platônico" - completamente atraída por um rapaz muçulmano de 20 anos. Mesmo que ele quisesse, não teria intenção de "estragar" a vida dele com um relacionamento sério, mas estaria interessada em ficar com ele, se ele concordasse. Meu receio é de um grande "fora" e menosprezo depois de ele saber minha idade, que não aparento. O problema é que ele mora no meu bairro, onde frequentemente cruzo com os amigos dele, muitos da mesma religião. Tomo alguma iniciativa ou melhor ficar no "platônico" porque a vergonha é certa? Estou totalmente sem noção ou amor não tem gênero, religião nem idade? Por sinal, não tenho religião.
- De olho

- Cara De olho,

Olha, amor realmente não tem gênero, religião e idade, mas é fato que vocês têm uma diferença considerável de anos. Você tem uma experiência de vida acumulada muito maior e acabaria havendo uma desigualdade grande entre vocês. Maaaas você não está interessada em um relacionamento, certo? Portanto, esqueça essa história de "estragar a vida dele", que é uma bobagem. Também não vejo por que a religião dele seria um problema na hipótese de uma noite e nada mais. Ao mesmo tempo, vejo bastante problemas em você ficar assediando esse rapaz. Acho que você tem uma única tentativa. Aproxime-se dele da maneira que achar mais conveniente e deixe claras as suas intenções. Veja como ele reage. Se não houver abertura, esqueça o moço. Deixe ele tocar a vida e contente-se em viver essa fantasia na sua cabeça.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br