Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Minha ex quer ser minha amiga mas ainda gosto dela. Como lidar?'

Giuseppe Lombardo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Giuseppe Lombardo/Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

08/10/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Oi, tudo bem? Recentemente, minha namorada, agora ex, pediu o fim do relacionamento. Depois de ouvir as razões dela, eu disse que a entendia e concordei de pôr fim nessa relação. Ela sugeriu manter a amizade, mas acabei recusando pois achei que seria melhor para mim. Afinal, sempre pensei que a amizade entre ex-namorados só é possível quando os dois estão resolvidos internamente com isso, o que não foi o meu caso pois nutro alguns sentimentos por ela. Conversando com alguns amigos, eles afirmaram que fui imaturo nisso e que eu deveria ter mantido. Como foi a minha primeira experiência com términos, agora não sei se cometi algum erro. Eu fiz o certo?
- Sr. primeira experiência

- Caro Sr. primeira experiência
Não dê ouvidos a esses amigos. Você fez a coisa certa. Poucas pessoas conseguem manter uma amizade com os ex-namorados, ainda mais logo depois do término. Você percebeu que ainda nutre sentimentos amorosos por ela, então ficar fingindo o contrário seria o caminho direto para um sofrimento desnecessário. Mantenha-a distante da sua vida até você perceber que está em outra. Depois disso, por que não?, vocês podem se reencontrar como amigos.

Bom dia. Desde 2019 estou solteira, e no ano passado me mudei para outra cidade. Aqui conheci um rapaz que trabalha em um supermercado. Na primeira vez que nos vimos, trocamos olhares bem fixos, e eu senti meu coração pular e minhas mãos suarem frias. Após esse acontecimento, trocamos olhares mais umas duas vezes na mesma intensidade. Em uma delas, ele sorriu e pareceu corresponder. Um belo dia, porém, descobri que ele é casado. Assim, resolvi me afastar e não prosseguir. Infelizmente, eu já estava apaixonada quando descobri esse detalhe. Contudo, neste ano de 2022, através de uma amiga que trabalha neste mesmo supermercado, sem querer eu e ele começamos a conversar, e todas as vezes que eu vou ao supermercado ele para de fazer o que está fazendo e vem conversar comigo. Ele já foi até ao meu trabalho na companhia dessa amiga tomar café comigo, e inclusive ele já reagiu a fotos minhas nas redes sociais. Ele é uma pessoa querida na cidade, que todo mundo gosta, não tem um comentário ruim sobre ele. A mulher dele não me conhece. Eu queria um conselho, pois me sinto muito mal por gostar dele da forma que eu gosto.
- À primeira vista

- Cara À primeira vista
Acho que você me escreveu em busca de um conselho específico, então aqui vai: desencane deste rapaz. Você e ele têm uma relação que existe basicamente apenas na sua cabeça. Antes mesmo de vocês trocarem palavras, você já estava apaixonada, o que nunca é um bom sinal. Foque nas coisas que são reais: ele é um homem casado, que você não conhece de verdade, sobre o qual você está projetando um grande amor. Essa é uma receita perfeita para a frustração, porque é impossível que uma pessoa consiga corresponder à imagem idealizada que você bolou na sua cabeça. O fato de ele ser uma pessoa querida na cidade só piora as coisas: provavelmente ele é simpático com todo mundo - e isso inclui a mulher que vai de vez em quando no trabalho dele e que fica lançando olhares fulminantes. Sei que a gente não controla nossos sentimentos, mas dá para controlar as nossas ações: evite uma aproximação que apenas vai fazer você sofrer. Evite criar uma situação que só vai te dar dor de cabeça (imagina se você acabar virando a amante de um homem casado? Imagina você se declara e ele não te corresponde?), e tente explorar os homens solteiros da sua nova cidade. Boa sorte!

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br