Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Peguei papos antigos da minha namorada com outros caras. Como lidar?'

Freepik
Imagem: Freepik

Colunista de Universa

26/03/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Olá, preciso de um conselho para um dilema. Tenho 21 anos e estou há sete anos em uma relação que começou na adolescência e agora evoluiu para um noivado. Eu e minha parceira tivemos vários problemas ao longo do tempo, justamente por essa transição de adolescência x vida adulta. Eu nunca fui excessivamente controlador ou ciumento, sempre mantive o respeito em relação à individualidade dela, mesmo me deixando com a pulga atrás da orelha em várias ocasiões que, juntas, depois de um tempo acabaram com minha autoestima. Hoje em dia, eu achava que já havíamos superado esses problemas. Recentemente fiz algo que nunca fiz em sete anos de relacionamento: vi o Facebook dela aberto no meu PC e por curiosidade fui ver algumas conversas de cinco anos atrás. Reparei que ela puxava assunto com outros caras que tinham interesse nela e ela sempre ficava em cima do muro, gostando da situação. Ela também tinha uma relação afetiva com um outro cara que se declarava constantemente pra ela. Não achei nada que indicasse uma traição, mas ela tratava ele com uma forma que não me trata até hoje. Eles nunca mais conversaram depois dessa época e sinto que ela mudou hoje em dia, mas escondeu isso tudo de mim e meus problemas de autoestima voltaram. Pedi um tempo na relação após esse episódio e não sei o que fazer, pois são sete anos e estávamos prestes a comprar a mobília da nossa futura casa. Agora estou com um sentimento que fui enganado esse tempo todo e não sei o que fazer com esse desapontamento, me ajudem.
- Um grande passo

- Caro Um grande passo
Não acho que tenha sido à toa que você resolveu fuçar o Facebook da sua namorada justo agora, quando estão prestes a se casar. É claro que você está tendo dúvidas em relação a esse grande passo - e é bom que você esteja mesmo: casar é uma decisão importante, e a sua primeira namorada da adolescência não necessariamente vai ser a pessoa ideal para ser sua companheira para o resto da vida. Posso imaginar a sua decepção ao ler a conversa da sua noiva com outros - mas isso é coisa de cinco anos atrás, já na época não houve indícios de que ela tenha te traído de fato, e não há registros de outros papinhos mais recentes. Relacionamentos longos passam por crises e se interessar por outras pessoas é um clássico desses momentos. Agora, independentemente dessas conversas, você está tendo dúvidas. Não é por que você já passou sete anos ao lado dessa menina que você precisa passar o resto deles com ela também. Sugiro que você aproveite esse tempo separado para ouvir o que seus sentimentos estão te dizendo - e que você não suba no altar antes de entender o que realmente quer.

Estou com um problema com meu marido. Há quatro meses ele começou a roncar, mas roncar muito alto. Ele não tinha esse problema antes, não sei se é da idade (vai fazer 50 ano que vem). O problema é que eu não consigo dormir do lado desse barulho. O único jeito é ir dormir antes dele e mesmo assim às vezes eu acordo no meio da noite. O que eu faço? As noites estão virando um pesadelo. Estou muito cansada.
- Mal dormida
-
Cara Mal dormida
Poxa, taí um problema sem culpados. A não ser que o seu marido esteja bebendo ou comendo todos os dias além da conta - o que poderia causar esses roncos mais altos - imagino que ele não tenha controle sobre o que está acontecendo com o corpo dele enquanto ele dorme. Antes de qualquer outra coisa, acho que vale ele fazer uma visita ao médico pra ver se está tudo bem com a respiração, com o estômago, ou com qualquer outra parte que possa causar esses roncos. Talvez vocês encontrem uma solução aí. Ao mesmo tempo, também há pessoas perfeitamente saudáveis que roncam alto - e eles realmente podem comprometer o sono de quem está por perto. Nesse caso, não acho que a solução seja você passar a ter noites mal-dormidas. Se não houver maneira de acabar com o ronco, talvez o jeito seja considerar dormir em ambientes separados.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br