Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Não confio e não amo mais minha mulher. Por que não consigo me separar?'

Koldunova_Anna/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Koldunova_Anna/Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

19/03/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Estou há 17 anos com minha esposa. Em 2019, ficamos um tempo separados porque eu peguei ela de conversa com outro, e tinha até fotos de lingerie nas conversas. Me separei, mas acabamos voltando no fim de 2019. Desde então, não sinto mais confiança nela. Acho até que não a amo mais e nem ela me ama. Parecemos dois irmãos, ela só me procura para outros afazeres e nunca a respeito de nós dois. Já tentei ser carinhoso, mas hoje não sou mais. Agora estou perdendo até interesse em fazer sexo com ela e isso que fazemos no máximo umas 3x ao mês. Ela odeia minha família. Me sinto covarde por não ter coragem de sair dessa relação e temo pela felicidade da minha filha de 7 anos. Por favor, me ajude.
- Encurralado

- Caro Encurralado
É muito difícil palpitar no casamento dos outros e só as pessoas envolvidas saberão dizer se ele chegou ao fim ou não. Ainda assim, geralmente, quando as pessoas pedem conselhos sobre o assunto é porque os sentimentos estão confusos, ou ainda existe algum amor e parceria. Você explicou os seus motivos pelos quais cogita se separar - e são muitos, e são todos válidos - mas não disse o outro lado: por que ainda gostaria de insistir nessa relação. Eu entendo que separar pode ser uma coisa difícil, mas você diz que não há mais amor, nem desejo, nem confiança entre vocês. É claro que a sua filha vai sentir caso vocês se divorciem - mas acredite, ela vai sofrer muito mais se crescer em um casa na qual os pais não têm nenhum desses sentimentos positivos um pelo outro. Tente investigar por que você reluta em se separar - talvez você ainda ame a sua esposa, talvez nutra esperanças de que as coisas possam melhorar. Tente entender o que a sua esposa quer dessa relação também: não deu para entender o lado dela pela sua descrição. E boa sorte.

Bom dia, gostaria de um conselho. Estou há umas semanas conversando com um rapaz que conheci por meio de uma amiga em comum. A gente se deu muito bem, e temos muitas coisas parecidas como por exemplo: adoramos cachorros, gostamos das mesmas músicas, somos extrovertidos etc. Ele me chamou para tomar um café um dia e foi incrível porque conversamos sem parar e ele até me contou que saiu de um relacionamento longo e que está tentando aproveitar a vida sem compromissos. Para mim, isso não é um problema, porque também não quero namorar. No fim do café (não nos beijamos nem nada) ele disse pra gente tomar uma cerveja juntos, e eu aceitei. Acontece que desde então ele sumiu. Não mandou mais nenhuma mensagem e, quando eu perguntei, disse que estava trabalhando muito, mas que já ia me chamar pra falar. Eu entendo alguém sumir depois que ficou com alguém, mas antes de qualquer coisa rolar? O que está acontecendo?
- Em banho-maria

- Cara Em banho-maria
Vixe, podemos passar o resto da eternidade aqui confabulando quais seriam os motivos para o comportamento dúbio desse rapaz. Ele ainda pode te chamar para sair. Ele pode ter mudado de ideia. Ele pode de fato estar trabalhando demais. Ele pode querer ser apenas seu amigo. Ele pode (e isso é muito provável que esteja acontecendo porque ele até falou isso com todas as letras) estar saindo com outras pessoas e estar sem tempo para outro relacionamento paralelo. Ele pode ter sido apenas educado. Ele pode? Enfim, são tantas possibilidades. Em vez de tentar entender o que aconteceu, siga com a sua vida. Não fique mandando mensagens. Se um dia ele aparecer e você ainda estiver a fim de tomar uma cerveja com ele, vá. Mas vá sem nenhuma expectativa, zero.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br