PUBLICIDADE

Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

"Meu sogro se irrita porque tenho a mesma idade que ele. Devo terminar?"

Pexels
Imagem: Pexels
Karin Hueck

Karin Hueck é jornalista e escritora. Foi editora da revista "Superinteressante", colaborou para alguns dos maiores veículos do Brasil e tem 5 livros publicados. "Se conselho fosse bom" é uma coluna de conselhos sentimentais, existenciais e práticos. Está com problemas no trabalho? Sua família te enlouquece? Não sabe se casa ou compra uma bicicleta? Mande as suas dúvidas para o se.conselho.fosse.bom@bol.com.br As respostas são 100% anônimas

Colunista de Universa

05/02/2021 04h00

Namoro há um ano. Ela tem 23 e eu 47. Tenho a mesma idade que o pai dela, mas confesso que no início não sabia disso, achei que ele era mais velho, pela aparência. A diferença de idade já me incomodou bastante, mas hoje já não mais. Nós nos damos hiper bem, porque éramos amigos antes do namoro. Acontece que o pai dela é ciumento, até doentio. Ele desconfia que qualquer saída é motivo para sexo, inclusive uma simples caminhada. Ele diz para ela que eu só quero aproveitar dela, e que quando enjoar a largarei. Nunca pensei nisso. Amo-a mais do que tudo. Uma semana atrás saí com ela às 16:00, tive que resolver uns problemas, então a levei de volta para casa às 22:00. Quando chegamos na casa dela, foi a maior confusão. O pai usou as piores palavras para me ofender, assim como chamou a própria filha de vagabunda pra cima. E depois disso estou proibido de entrar na casa deles. Amo essa mulher, mas até onde vale a pena?
- Jovem de meia-idade

- Caro jovem de meia-idade
Você tem filhos? Conseguiria imaginar uma filha sua com alguém da sua idade? O pai da sua namorada tem alguns motivos para se irritar com a diferença de idade - ele sabe muito bem o que significa ter 47 anos e o que significa ter 23. Uma geração inteira separa vocês da sua amada, uma na qual você teve tempo de acumular experiências, conhecimentos e relacionamentos que a sua namorada nem sonha em ter. Isso, claro, não quer dizer que vocês não possam dar certo. Não há nenhuma justificativa para ele chamar a própria filha de vagabunda, por exemplo, isso é machista e indefensável. Ela já tem idade para sair da casa dele, por exemplo, ou se desvencilhar desses abusos. Mas agora peguemos outra fala do seu sogro: ele diz que você vai largar a filha ao menor sinal de enjoo - e você termina a sua carta dizendo que não sabe até onde vale a pena ficar com ela diante das dificuldades. Será que o pai está tão errado assim? Como você é a pessoa mais experiente e sábia do relacionamento, acho que cabe a você também segurar o ônus de namorar alguém com metade da sua idade - o que inclui um sogro raivoso. Seja consistente, gentil e prove o tempo inteiro que esse pai está errado em desconfiar de você.

Eu preciso de uma ajuda. Eu tenho 15 anos e meu namorado tem 17, mas talvez a idade não venha à questão. Eu e ele começamos a ter relações sexuais ano passado. A gente está junto há 5 anos. Antigamente, eu mostrava minhas partes íntimas em vídeochamadas para ele, porque ele ficava bravo se eu não mostrasse, ou fazia chantagens. Também tive relações com ele porque ele queria muito. Eu nunca tive vontade, eu não tenho vontade de fazer nada de sexo, não tenho vontade mesmo! Bom, mas eu quero ajuda aqui. Nós terminamos e voltamos, porque o relacionamento estava chato. Agora eu não quero mostrar mais minhas partes íntimas para ele, e ele fica um pouco bravo, fica falando as coisas, mas eu realmente não quero. Ele acha que eu estou fazendo drama, hoje ele disse assim "Às vezes você não quer mostrar, por que deve estar melado kkkk" e ele deu uma risada que me fez sentir muito mal. O que eu devo fazer?
- De roupa e pressionada

- Cara de roupa e pressionada
Eu sinto muito que você esteja passando por isso. E penso que sim, a idade é muito importante nesse caso, porque dois anos fazem bastante diferença durante a adolescência. Escute bem o que eu vou dizer. O seu namorado está completamente errado - em absolutamente tudo que está fazendo com você. Você precisa entender que não deve fazer nada que não tenha vontade - isso inclui mandar fotos íntimas e manter relações sexuais. Não vou poupar palavras a partir de agora, me desculpe se for duro. Fazer sexo com alguém contra a vontade da pessoa tem nome, pode ser enquadrado como estupro, e é crime. Te chantagear para mandar nudes também pode ser crime. Essa frase que ele te falou foi horrenda, e basta ver como você se sentiu. Conte tudo que ele faz para uma adulta em quem você confie - sua mãe, tia, irmã, avó - para que saibam o que está acontecendo. Você precisa terminar esse namoro imediatamente - de preferência por vídeo-chamada mesmo, para que você possa desligar na hora em que ele começar a te chantagear. Assim que ele começar a falar as coisas de sempre, desligue, bloqueie-o de todas as redes, e avise todos os seus amigos para que fiquem de olho nele. Você logo vai conhecer alguém muito melhor do que ele, e entender o que realmente é um namoro legal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL