Topo

Maqui Nóbrega

Nesse domingo, vote em mulheres feministas

Colunista do UOL

12/11/2020 04h00

No próximo domingo, dia 15, serão realizadas as eleições municipais no Brasil. Agora que as coisas nos EUA já se resolveram e o país mais poderoso do mundo terá uma vice-presidente mulher pela primeira vez na história, vamos voltar nosso foco pra cá?

Vocês sabiam que só 1 a cada 10 candidaturas a prefeito é de mulher e NENHUM, isso mesmo, nenhum partido lança mais candidatas mulheres do que homens?

Nesse fim de semana, milhares de mulheres foram às ruas protestar contra o tratamento criminoso que a Mari Ferrer, vítima de um estupro, recebeu durante uma audiência do caso. Mas no fundo, a gente sabe que as mulheres estavam nas ruas por todas elas, porque a real é que todas nós somos potenciais Maris. A forma como ela foi tratada naquela audiência é a forma com que muitas mulheres são tratadas diariamente em delegacias e tribunais do Brasil, principalmente quando estão acusando homens.

As brechas nas leis pelas quais feminicídas, estupradores e abusadores são soltos e absolvidos existem porque as esmagadora maioria das leis foi criada por homens. Historicamente, os homens sempre entenderam que a política era deles e pra eles. As mulheres, exaustas por fazerem todo o trabalho doméstico do mundo, criarem filhos (muitos futuros políticos) e cuidarem de seus maridos, não tinham tempo e muito menos a ousadia de pensar que poderiam pessoalmente participar das decisões que moldam o mundo. Ou seja, as leis, que valem para todos os seres humanos, sempre foram criadas pelo viés de apenas metade deles. E isso pensando de uma forma simplista em que só o gênero divide as pessoas, né? Não é a toa que hoje existem muito mais candidatos e eleitos LGBTQI+, por exemplo, porque infelizmente, no formato atual da política, cada um precisa legislar pelos seus.

O que eu quero dizer com tudo isso? Nesse próximo domingo, votem em mulheres feministas! Se você se incomoda que o seu salário é mais baixo que o do seu colega homem na mesma função, se você sente medo cada vez que entra em um Uber, se você não tem uma creche pra deixar o seu filho enquanto trabalha, se você é perseguida pelo seu ex e não tem coragem de ir a uma delegacia denuncia-lo, se você está cansada de ter homens decidindo o que você pode ou não pode fazer com o seu corpo, VOTE EM UMA MULHER FEMINISTA.

Apesar das candidaturas femininas terem aumentado muito nos últimos anos, as mulheres eleitas ainda são minoria. Quanto mais mulheres entrarem em cargos políticos, mais vão inspirar outras mulheres. Tá nas nossas mãos equilibrar essa balança!