Topo

Universa Vê BBB

O BBB21 esqueceu as pessoas gordas, mais de 60% dos brasileiros

Carla Diaz: Boninho esqueceu que o Brasil não tem a cara da atriz  - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Carla Diaz: Boninho esqueceu que o Brasil não tem a cara da atriz Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Bárbara Forte

Colaboração para Universa

20/01/2021 09h47

A expectativa em conhecer cada um dos integrantes do BBB 21 durou um dia inteiro. E, a cada nome anunciado nos intervalos da Globo na tarde da última terça-feira, 19, uma decepção: não havia nenhum gordo. Eu, como criadora de conteúdo voltado para autoestima e corpos fora do padrão, senti falta de me ver representada em um programa que adoro acompanhar, assim como milhares de brasileiros que não têm barriga tanquinho e formas modificadas por procedimentos estéticos.

Se o programa se redimiu, pela primeira vez na história dos realities, ao selecionar um número equilibrado entre participantes negros e brancos, e um recorde de integrantes LGBTQIA+, por outro lado pecou nesse quesito.

Em um país onde 60,3% das pessoas com 18 anos, mais de 96 milhões, estão acima do peso, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi um equívoco ter esquecido que a cara do Brasil não é a da atriz Carla Diaz.

Cadê as mulheres gordas desse Brasil? Onde estão as Robertas e Rízias desta edição, Boninho?

Apesar do desconforto de ver só um "corpinho socialmente aceito" na tela da TV, a Globo não é exceção na falta de representatividade.

Quem se lembra dos questionamentos feitos à MTV Brasil por não ter ninguém que não tivesse um corpo sarado nas edições do "De Férias com o Ex Brasil"? Na ocasião, a emissora só respondeu que "tipos de corpos não colocam as pessoas em vantagem diante de outras para uma seleção". Sei, sei...

O UOL até fez sua própria lista com gente para lá de interessante que merecia sair do mar naquela cena icônica que ficou famosa no reality.

Camarote das gordas

Já que o BBB 21 não convocou um pessoal que representasse a maioria da população, não tem problema. Proponho aqui para fazer a nossa própria seleção de mulheres maravilhosas que nós adoraríamos ver no camarote deste ano:

Universa Vê BBB