Samsung lança Galaxy S25 equipado com chip da Qualcomm e mais recursos de IA

Por Hyunjoo Jin e Stephen Nellis

SEUL/SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Samsung apresentou nesta quarta-feira seu novo smartphone Galaxy S25, equipado com chips da Qualcomm e com o modelo de inteligência artificial do Google, na esperança de que seus recursos de IA aprimorados possam reanimar as vendas e concorrer com a Apple e rivais chinesas.

A Samsung foi mais rápida do que a Apple em lançar um smartphone com IA no ano passado, mas não conseguiu recuperar sua coroa no mercado global de smartphones, pressionada pela forte concorrência com a rival norte-americana no mercado premium e com as empresas chinesas no segmento de baixo custo.

"Estamos um passo à frente do setor em termos de oferta de recursos de IA. Acredito que estamos indo na direção certa", disse Park Ji-sun, vice-presidente executivo que lidera a equipe de linguagem de IA da Samsung, à Reuters.

A Samsung manteve os preços de sua linha Galaxy S25 entre 799 e 1.299 dólares.

O novo Galaxy S25 usa o Gemini, oferecido pelo Google, da Alphabet, como seu mecanismo de IA padrão e também apresenta o assistente de voz interno atualizado da Samsung, o Bixby, disse Park.

As duas ferramentas são complementares uma à outra, e a Bixby desempenha um papel fundamental na Samsung, cujos produtos vão de telefones celulares a TVs e eletrodomésticos, disse ele.

Thomas Husson, analista da Forrester, disse que diferenciar a Bixby será um desafio para a Samsung.

"Não acho que haja realmente um aplicativo revolucionário hoje que convença eles (consumidores) a pensar: 'Ok, vou comprar este aqui porque é um smartphone com IA'", disse ele.

Continua após a publicidade

A Samsung usou a plataforma móvel Snapdragon 8 Elite da Qualcomm para toda a linha Galaxy S25, abandonando seu próprio chip móvel Exynos, uma grande mudança de estratégia para uma empresa que anteriormente usava ambos para ter mais poder de barganha com os fornecedores.

O uso de um chip da Qualcomm é um revés para o negócio de chips da empresa sul-coreana, que conta com sua divisão móvel como um de seus principais clientes.

A Samsung não disse por que decidiu não usar seus próprios chips no novo modelo.

Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que a Samsung está procurando usar o chip Exynos em seus telefones dobráveis que serão lançados ainda este ano.

O lucro preliminar do quarto trimestre da Samsung, divulgado este mês, ficou bem abaixo das estimativas devido aos custos de desenvolvimento de chips e à crescente concorrência no mercado de smartphones.

(Reportagem de Hyunjoo Jin, em Seul, e Stephen Nellis, em San Francisco)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.