Nintendo corta previsão de lucro anual em 10% com desaceleração de vendas do Switch
Por Kiyoshi Takenaka
TÓQUIO (Reuters) - A Nintendo reduziu previsão de lucro operacional para o ano até março de 2025 em 10%, para 360 bilhões de ienes (2,36 bilhões de dólares), pressionada pela desaceleração nas vendas do console Switch.
A previsão divulgada nesta terça-feira ficou abaixo das estimativas de analistas, de lucro de 391,4 bilhões de ienes.
A companhia vendeu 4,7 milhões de consoles Switch no primeiro semestre deste ano fiscal, abaixo dos 6,8 milhões no mesmo período do ano anterior.
A Nintendo reduziu a previsão de vendas para o ano inteiro, que está em seu oitavo ano no mercado, em 7%, para 12,5 milhões de unidades. Isso representa uma queda de 20% em relação às vendas do Switch de 15,7 milhões de unidades no ano anterior.
A empresa também revisou para baixo a estimativa anual de vendas de jogos em 3%, para 160 milhões de unidades.
"Para uma plataforma que está em seu oitavo ano no mercado, tanto o hardware quanto o software desfrutam de uma demanda estável e vendas rápidas", disse o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, a jornalistas.
"Mas as vendas até agora ficaram aquém de nossas projeções originais. Levando em consideração o primeiro semestre, revisamos nossas previsões para hardware e software, e isso levou à revisão do lucro."
Furukawa disse que não houve mudança no plano da Nintendo de anunciar um sucessor para o Switch no atual ano fiscal até março, mas não entrou em detalhes.
"Fazer um anúncio este ano ficou bastante difícil... Não seria bom desviar a atenção para um console futuro no meio da temporada crítica de compras de fim de ano", disse o analista Hideki Yasuda, da Toyo Securities.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.