Topo

Elon Musk diz que comprou ventiladores da China para os EUA

Elon Musk, executivo-chefe da Tesla e da SpaceX - REUTERS/Joe Skipper
Elon Musk, executivo-chefe da Tesla e da SpaceX Imagem: REUTERS/Joe Skipper

Edward Taylor

Em Frankfurt, na Alemanha

24/03/2020 10h33

A Tesla comprou ventiladores hospitalares (pulmonares) na China e os enviou para os Estados Unidos, disse o presidente-executivo da fabricante de carros elétricos, Elon Musk. A medida faz parte dos planos norte-americanos para combater a pandemia de coronavírus no país.

A compra da Tesla ocorre quando governos de todo o mundo pedem ajuda às montadoras e empresas do setor aeroespacial para adquirir ou fabricar ventiladores e outros equipamentos médicos.

"A China tinha um excesso de oferta, então compramos 1255 ventiladores ResMed, Philips e Medtronic aprovados pela FDA na noite de sexta-feira (20) e os transportamos para Los Angeles", disse Musk no Twitter.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse hoje que o Estado receberá mil ventiladores da Tesla enquanto os Estados Unidos se preparam para lidar com o crescente número de pacientes infectados pelo coronavírus.

Autoridades esperam que fabricantes de larga escala possam usar suas cadeias de fornecimento de baixo custo e sua experiência na produção de equipamentos de tecnologia, incluindo impressão 3D, e redefinir o propósito de algumas fábricas para compensar o déficit previsto em equipamentos médicos vitais.

As montadoras alertaram que a produção de equipamentos médicos delicados com padrões adequados para uso em unidades de tratamento intensiva continua sendo um desafio.