PUBLICIDADE
Topo

Musk anuncia planos para uma nova fábrica da Tesla, mas não é no Brasil

Tesla Model Y - Divulgação
Tesla Model Y Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/03/2020 12h02

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse em sua conta no Twitter que atualmente a montadora está a procura de locais na região central dos Estados Unidos para construir uma nova fábrica. De acordo com fontes ouvidas pelo site Autoblog, a Tesla negocia com a cidade de Nashville, no estado do Tennessee.

O novo local deverá ficar responsável por fabricar o crossover da marca, o Model Y.

O Tennessee tem se tornado um destino para montadoras interessadas em construir carros elétricos em solo norte-americano. A Nissan atualmente constrói o Leaf na cidade de Smyrna e a Volkswagen acabou de investir na construção de uma fábrica em Chattanooga para a produção de veículos elétricos.

Atualmente o Model Y da Tesla é feito em Fremont, na Califórnia. As primeiras entregas do novo crossover devem acontecer ainda neste mês de março.

Paralelamente, a Tesla também busca aumentar a sua produção de peças em sua fábrica de US$ 2 bilhões em Xangai, na China. De acordo com um documento do governo chinês visto pela agência Reuters, a Tesla quer quase dobrar sua capacidade anual na construção de tubos de refrigeração - parte essencial do sistema de gerenciamento de calor de um carro. A produção escalaria de 150 mil para 260 mil por ano.

A nova linha de produção planejada não inclui a fabricação de células de bateria, mas irá embalar células de bateria terceirizadas. A Tesla já havia anunciado que desejava localizar toda a sua cadeia de suprimentos na China até o final deste ano.

Esta fábrica de Xangai é uma das chaves da estratégia de crescimento da Tesla. No local, a montadora pretende produzir 150 mil unidades do Model 3 e, posteriormente, aumentar a produção para 250 mil veículos por ano, incluindo na conta o Model Y, de acordo com um documento do governo de Xangai datado de 2018.

Já uma possível vinda da Tesla para o Brasil segue sem comentários por parte da empresa. O desejo de atrair uma fábrica da montadora para o país foi revelado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e uma comitiva do governo viajou para se reunir com representantes da marca.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.