Imagine ir de Nova York a Londres em 1h? Entenda projeto de viagem a vácuo
Ler resumo da notícia
Imagine um túnel aquático que conecta Nova York a Londres. A proposta parece coisa de filme, mas há empresas entusiastas da ideia. O bilionário Elon Musk foi um dos responsáveis por popularizar o projeto quando, em 2013, propôs o "Hyperloop" — um conceito de transporte de alta velocidade que utiliza o vácuo, já em teste em países europeus e, em breve, na Índia.
Como seria túnel?
Projeto de "túnel transatlântico" existe há um tempo, mas a logística dificulta sua execução. Com as duas cidades globais estando a mais de 5.000 quilômetros de distância, a construção levaria vários anos. As estimativas sobre o custo chegaram a 15,5 trilhões de libras — o equivalente a 19,8 trilhões de dólares. As informações são da revista norte-americana Newsweek.
Conceito dos tubos a vácuo torna ideia mais viável. Ao criar um vácuo dentro do túnel e usar veículos pressurizados, os trens poderiam atingir velocidades tão elevadas que a viagem entre Londres e Nova York duraria apenas uma hora — de avião, o tempo é de 8h, em média.
Neste caso, os trens não enfrentariam nenhuma resistência do ar no túnel. O trajeto pelo túnel tornaria a viagem significativamente mais ecologicamente correta do que voar.
No entanto, ainda não há um projeto definido para o túnel. Há propostas que sugerem o túnel no fundo do oceano, enquanto outras falam em construí-lo sobre palafitas/estacas.
Túnel poderia levar 782 anos para ser construído. Isso se comparado com o túnel que liga a França ao Reino Unido, que levou seis anos para ficar pronto.
A Índia, por exemplo, concluiu a construção dos trens com a tecnologia "Hyperloop" neste ano. Agora, os testes devem ocorrer pouco a pouco, segundo a mídia local. Os trens podem transportar até 28 passageiros pelo sistema de mais de 400 metros —mas que não ficam debaixo d'água.
Watch: Bharat's first Hyperloop test track (410 meters) completed.
-- Ashwini Vaishnaw (@AshwiniVaishnaw) December 5, 2024
Team Railways, IIT-Madras' Avishkar Hyperloop team and TuTr (incubated startup)
At IIT-M discovery campus, Thaiyur pic.twitter.com/jjMxkTdvAd
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marco Martins
782 anos? Vão contratar uma construtora que presta serviços pra prefeitura de SP? Kkk Mentira, pelos meus cálculos são no máximo 12 anos, 4 meses e 2 dias.
Marcos Antonio dos Santos
Meu Deus, que artigo ruim... foi o estágiário que escreveu? Oriente-o a tentar outra carreira.
Ricardo Marcolongo Melo
esse tempo está furado, verifiquei outras fontes que dizem que a construção levaria entre 40 e 70 anos e não quase 800 anos como o UOL afirma.