Como Musk fornecerá internet wi-fi para quem for passear no espaço

CEO da marca de veículos elétricos Tesla, Elon Musk criou em 2019 os satélites Starlink - que no momento transmitem internet para mais de 70 países. Agora, o próximo desafio da empreitada é fornecer acesso online para a estação espacial da empresa Vast, que planeja ser o primeiro empreendimento comercial deste tipo.

A empresa anunciou que seu Haven-1, que pode ser tripulado por até quatro pessoas, estará equipado com terminal Starlink.

Como funcionará a estação

Em 2025, a Vast planeja lançar em órbita a estação espacial em módulo único Haven-1, que tem como finalidade se tornar a primeira a ter fins comerciais. O local terá capacidade para quatro pessoas com suprimentos e os instrumentos necessários.

A Vast anunciou que a estação será equipada com Starlink, para quem estiver abordo conectar dispositivos pessoais ou de trabalho sem fio. O Starlink também irá abastecer sistemas e hardware na estação, incluindo câmeras e instrumentos externos.

Caso funcione, o sistema poderia ser adotado para futuras estações da Vast, que planeja lançar um módulo muito maior em 2028 e, na década de 2030, evoluí-lo para uma estação espacial de gravidade artificial.

As missões tripuladas da Vast serão realizadas usando a espaçonave SpaceX Dragon. O primeiro voo está previsto para agosto de 2025, com o segundo marcado para 2026.

O Starlink possui mais de 6 mil satélites espaciais que fornecem internet para mais de 2 milhões de assinantes em 70 países. O equipamento é usado pelo exército norte-americano e até mesmo na guerra da Ucrânia.

A Vast não divulgou o valor das passagens, porém diz que o preço cobre um treinamento especial de seu pessoal e da SpaceX.

Se você precisar fornecer conectividade de Internet contínua de alta velocidade e baixa latência em uma estação espacial em órbita em 2025, o SpaceX Starlink é a única opção Max Haot, CEO da Vast

Continua após a publicidade

"Esperamos que sua posição de liderança em rede e tecnologia continue e acelere ao longo do tempo, e é por isso que estamos entusiasmados por ter a oportunidade de fazer parceria com a SpaceX na implantação de sua primeira conectividade a laser para uma estação espacial."

Deixe seu comentário

Só para assinantes