Topo

Abril terá 'Lua Rosa', chuvas de meteoros e eclipse solar raríssimo

Eclipse solar anular, também chamdo de "anel de fogo" - JAXA/NASA
Eclipse solar anular, também chamdo de 'anel de fogo' Imagem: JAXA/NASA

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

03/04/2023 04h00

O mês de abril exibirá fenômenos astronômicos de diversos tipos. Entre eles: uma bela Lua Cheia — apelidada de "Lua Rosa", duas chuvas de meteoros e um raro eclipse solar híbrido.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos fenômenos, como e quando observá-los.

Dica: sites ou apps de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) podem ajudar. Eles mostram a posição dos objetos no céu e mostram os melhores horários de visibilidade em sua região.

6/4: Lua Cheia - "Lua Rosa"

A Lua cheia de abril é conhecida como "Lua Rosa" por algumas culturas do hemisfério Norte — mas isso não quer dizer que estará de fato colorida. É uma metáfora para o início da primavera (a estação das flores).

Por aqui, acabamos de entrar no outono, então a analogia não faz muito sentido. De qualquer forma, é uma nova oportunidade para observarmos a Lua em sua fase mais exuberante. Ela nasce pouco depois do pôr do Sol, por volta das 18h30 — horário exato em sua cidade pode ser consultado nos apps.

A Lua ficará visível em seu brilho máximo durante toda a noite, atravessando o firmamento de um lado ao outro até se por a oeste, ao amanhecer.

Dica: tente admirar a Lua na primeira hora após nascer, bem próxima ao horizonte, pois efeitos ópticos fazem com que apareça ainda maior, por conta da perspectiva com referenciais terrestres (como prédios e árvores), e apresente belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada, avermelhada, rosada), devido à interação com a atmosfera e poluentes.

superlua - Alkis Konstantinidis/Reuters - Alkis Konstantinidis/Reuters
Lua cheia sobre o Templo de Posseidon, na Grécia
Imagem: Alkis Konstantinidis/Reuters

O dia seguinte (7) também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 99% de iluminação. Mas nascerá um pouco mais tarde, por volta das 19h.

16/4: Conjunção Lua-Saturno

O planeta dos anéis se encontrará com o fino "sorriso" da Lua minguante, em uma bela cena cósmica. Mas é preciso madrugar para ver: o par nasce junto, a leste (mesma direção em que nasce o Sol), por volta das 3h, e fica visível até o amanhecer.

O melhor horário para observação é entre 4h e 5h30, quando estarão mais altos no céu e os raios solares ainda não começaram a iluminar o dia. Basta procurar a Lua e encontrar uma "estrela" bem brilhante de brilho fixo amarelado à sua esquerda, levemente acima — este é Saturno.

lua saturno - Cedric Allier/Flickr - Cedric Allier/Flickr
Saturno observado próximo à Lua
Imagem: Cedric Allier/Flickr

Lembrando que, quando falamos em "conjunção", estamos considerando o ponto de vista da Terra — os corpos continuam separados por milhares de quilômetros no Universo.

20/4: Eclipse solar híbrido (total e anular)

É o tipo mais raro de eclipse solar, que ocorre uma vez a cada uma ou duas décadas. Ele é muito rápido, com cerca de um minuto de duração.

É chamado de híbrido por começar e terminar como um eclipse anular (que forma um anel brilhante em torno do Sol), com um eclipse total (Sol totalmente encoberto pela Lua) no meio do caminho, dependendo de onde for observado.

contas baily eclipse - P. Horálek/ESO - P. Horálek/ESO
Raios de luz solar "escapam" em volta da Lua durante um eclipse solar; fenômeno é chamado de "Contas de Baily"
Imagem: P. Horálek/ESO

O eclipse de abril vai acontecer no hemisfério Sul, mas boa parte dele será sobre o mar, entre o Oceano Índico e o Pacífico. Ou seja, infelizmente, não será nem um pouco visível do Brasil.

A boa notícia é que será possível acompanhá-lo por transmissões ao vivo a partir de alguns canais no YouTube.

Sua totalidade será visível apenas na Austrália Ocidental, no Timor-Leste e na Indonésia (Papua e Ilha Damar). Já a fase anular poderá ser vista no Sudeste Asiático, em partes da Austrália, na Ilha do Norte na Nova Zelândia e na Micronésia. Navios de cruzeiro na região vão levar turistas para acompanhar o evento de pontos privilegiados.

23/4: Pico da chuva de meteoros Líridas

A primeira grande chuva de meteoros do ano fica ativa entre 15 e 29 de abril, atingindo seu pico entre os dias 22 e 24.

Será mais intensa no Hemisfério Norte, onde poderão ser vistos até 20 meteoros por hora. No Brasil, este número deve ficar em torno de 10; quanto mais ao Norte do país, mais chances de observar.

O radiante — ponto onde os meteoros aparentam convergir — é a constelação de Lira (por isso o nome da chuva). É um fenômeno bem visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos especiais, de qualquer parte do país.

Basta procurar um local sem poluição luminosa, saber quando e para onde olhar, e esperar atentamente.

liridas chile - Yuri Beletsky/OGLE Telescope - Yuri Beletsky/OGLE Telescope
Chuva de meteoros Líridas no Chile, em 2020
Imagem: Yuri Beletsky/OGLE Telescope

A partir das 2h, olhe para a direção nordeste. Lira já terá despontado no horizonte (sua estrela mais brilhante é Vega). Um app de observação pode ajudar a encontrar este ponto. O bom é que a Lua não estará visível durante a madrugada nesta época, então o céu estará bem escuro.

Não é preciso olhar fixamente na constelação; os meteoros eles podem surgir de qualquer ponto nesta região do céu. Durante os dois dias seguintes, ainda há boas chances de observação.

Causada por resquícios do cometa Thatcher (C/1861 G1), a Líridas acontece todo ano nesta mesma época. É quando a Terra, em seu movimento ao redor do Sol, cruza a órbita do cometa, onde flutua uma trilha de pequenas rochas e poeira deixadas nas passagens anteriores.

Durante quase um mês, algumas dessas partículas atingem nossa atmosfera em alta velocidade, causando as belas "estrelas cadentes".

23/4: Conjunção Lua-Vênus

Vênus é o planeta mais brilhante do nosso céu mas um dos mais desafiadores de se observar, pois só aparece em pequenas janelas de tempo — ou logo após o Sol se pôr (neste caso apelidado de Estrela Vésper) ou logo antes de ele nascer (Estrela D'Alva).

Neste caso, será Vésper: olhe para a direção oeste (onde o Sol estiver se pondo), por volta das 18h, com o céu ainda iluminado pelos últimos raios solares. Procure em meio a isso o "sorriso" da Lua crescente.

Do seu lado esquerdo, haverá um grande ponto brilhante, maior que qualquer estrela — é Vênus. O par fica visível até 20h, quando também se põem a oeste.

lua venus - Bill Dunford/Nasa - Bill Dunford/Nasa
Vênus é o planeta mais próximo da Terra, a 41 milhões de km de distância; por isso, é o segundo objeto mais brilhante do nosso céu noturno, atrás apenas da Lua
Imagem: Bill Dunford/Nasa

25/4: Conjunção Lua-Marte + Vênus

Dessa vez, é o planeta vermelho que aparecerá próximo à graciosa Lua crescente. Basta encontrá-la e procurar por uma "estrela" de brilho fixo avermelhado acima dela — aí está Marte. Assim como na conjunção anterior, o par fica visível assim que o céu escurecer, "seguindo" o Sol, descendo para também se pôr a oeste, por volta das 22h.

O melhor horário para observação é entre 18h30 e 20h, quando ainda não estarão tão baixos. Quem observar na primeira hora, também terá a chance de ver Vênus, que estará um pouco abaixo deles, próximo ao horizonte.