Topo

Vídeo: Meteoro bólido cruza céu do Sul do Brasil

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 18h23Atualizada em 07/02/2023 18h41

Um meteoro bólido passou pelo céu do Sul do Brasil e transformou a noite em dia por alguns segundos, assustando moradores na madrugada de hoje (7).

Segundo a Climatempo, o fenômeno foi visto em municípios como Maringá, Foz do Iguaçu, Toledo (todos no Paraná); Monte Castelo (SC) e Nova Petrópolis (RS). O fenômeno foi flagrado pela plataforma Clima Ao Vivo.

Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver que o bólido dura menos de dez segundos e deixa uma espécie de rastro no céu antes de explodir.

O fenômeno também foi gravado por câmeras de vigilância de casas pouco após a 1h e virou alvo de comentários nas redes sociais.

"Acordei com um estalo como se tivesse explodindo algo muito alto e longe", disse uma das pessoas. "Meu coração quase parou", disse outra.

O fenômeno também foi flagrado pela plataforma Clima Ao Vivo.

Meteoro, fireball ou bólido?

Quando uma pequena rocha espacial (também chamada de meteoroide) atinge a atmosfera da Terra em altíssima velocidade, o atrito com o ar provoca o aquecimento e ionização dos gases ao seu redor, gerando o fenômeno luminoso que chamamos de meteoro — as populares "estrelas cadentes".

Dependendo de sua intensidade e comportamento, um meteoro pode ser "elevado" à categoria de fireball (bola de fogo) ou de bólido. O primeiro, como o nome diz, é bem grande e brilhante; o segundo, também muito luminoso, deixa uma trilha ionizada duradoura, explodindo no final.

Ambos são causados por algum fragmento de rocha um pouco maior do que aquele que geraria um meteoro "comum". Mesmo assim, são inofensivos: na maioria das vezes, a rocha é completamente vaporizada durante sua passagem pela atmosfera.

Dependendo de certas condições — como tamanho, composição e ângulo de entrada —, pequenas partes do meteoroide podem sobreviver ao processo, deixando fragmentos em solo, que recebem o nome de meteoritos.

* Com matéria de Marcella Duarte, de Tilt