Topo

Crise nas big techs: Alphabet, dona do Google, vai demitir 12 mil pessoas

Sede do Google em Mountain View, na Califórnia (EUA); empresa anunciou demissão de funcionários - Paraesh Dave/Reuters
Sede do Google em Mountain View, na Califórnia (EUA); empresa anunciou demissão de funcionários Imagem: Paraesh Dave/Reuters

Thiago Varella

Colaboração para Tilt, em Campinas (SP)

20/01/2023 09h37Atualizada em 20/01/2023 12h36

Mais uma grande empresa de tecnologia vai cortar milhares de trabalhadores. Depois de Amazon, Microsoft e Meta, a Alphabet Inc, controladora do Google, anunciou nesta sexta-feira (20) que vai demitir 12 mil funcionários, o que equivale a 6% de sua força de trabalho.

A empresa decidiu fazer os cortes no momento em que enfrenta uma ameaça à sua posição consolidada no topo do setor de tecnologia, principalmente pela competição travada com a Microsoft, que mostra estar investindo na área de inteligência artificial. No entanto, há poucos dias a própria Microsoft também anunciou a demissão de 10 mil funcionários.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse aos funcionários em uma nota que a empresa revisou seus produtos, pessoas e prioridades, o que levou a cortes de empregos.

"O fato de essas mudanças afetarem a vida dos funcionários do Google pesa muito sobree mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos levaram até aqui", escreveu Pichai.

Os cortes na Alphabet afetam funcionários de toda a empresa, incluindo setores como recrutamento, equipes de engenharia e produtos. Além disso, as demissões ocorrem em todo o mundo, mas estão feitas de forma imediata nos Estados Unidos, já que o processo pode levar mais tempo em outros países devido às leis e práticas locais de emprego.

Segundo a nota, a Alphabet já enviou e-mail para os funcionários afetados.

"Eu estou confiante sobre a enorme oportunidade à nossa frente graças à força de nossa missão, ao valor de nossos produtos e serviços e nossos investimentos iniciais em IA", disse Pichai. Hoje, as ações da Alphabet subiram 3% em negociações pré-mercado.

Outras big techs também demitiram

Além do corte de 10 mil empregos da Microsoft, a Amazon também anunciou recentemente a demissão de 18 mil funcionários em diversas partes do mundo, o que equivale a 6% de toda a força de trabalho da empresa.

No fim do ano passado, a Meta, empresa que controla o Facebook, demitiu 11 mil funcionários nas áreas de negócios e em setores de tecnologia.

Por que big techs têm feito demissões em massa

A indústria de tecnologia enfrenta um período de turbulências, causadas pela alta da inflação e pelo aumento contínuo das taxas de juros, depois da bonança desfrutada no período da pandemia da covid-19 e seus consequentes confinamentos.

De acordo com o site de tecnologia Layoffs.fyi, quase 194.000 trabalhadores do setor perderam seus empregos nos Estados Unidos desde o início de 2022, sem incluir os afetados pelo anúncio da Alphabet.

As empresas de tecnologia "têm contratado em um ritmo que era insustentável, e a deterioração do ambiente macroeconômico agora as obriga a demitir", afirmou Dan Ives, da Wedbush Securities, à agência de notícias AFP.

*Com informações de agências internacionais