Topo

Brasileira assumirá cargo de CEO do Slack: conheça Lidiane Jones

Lidiane Jones assumirá o cargo de CEO do Slack - Reprodução/Twitter
Lidiane Jones assumirá o cargo de CEO do Slack Imagem: Reprodução/Twitter

Gabriel Dias

Colaboração para Tilt

06/12/2022 16h05

Com mais de 20 anos de carreira dedicados à inovação, a paulistana Lidiane Jones assumirá o cargo de CEO da empresa responsável pelo aplicativo Slack. Stewart Butterfield, atual diretor-executivo, deixará o posto em janeiro de 2023.

A brasileira se juntará a um seleto grupo de profissionais nascidos no Brasil que são chefões de big techs globais. A lista conta com Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, e Sérgio Buniac, presidente global da Motorola.

"Tenho orgulho de ser nomeada a nova CEO do Slack, aceitando o bastão do atencioso e inovador @stewart [em referência a Stewart Butterfield]", publicou Jones em seu perfil no Twitter.

O Slack foi uma das plataformas de comunicação comercial que ganhou força durante o começo da pandemia de covid-19. Com ela é possível que pessoas e grupos troquem mensagens e compartilhem tarefas e arquivos.

O crescimento de usuários da ferramenta foi tanto que, no fim de 2020, a produtora de software corporativo Salesforce comprou o Slack por US$ 27,7 bilhões, cerca de R$ 153,36 bilhões na conversão atual.

Quem é Lidiane Jones

Vinda da Zona Leste de São Paulo, Lidiane Jones era vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Salesforce Commerce Cloud. Ela ingressou na companhia em 2019.

No cargo, seu papel, segundo o site da empresa, era fornecer soluções para o comércio com foco na experiência personalizada do comprador, de ponta a ponta — ou seja, do começo ao fim do processo.

Antes de ingressar na Salesforce, a nova CEO havia liderado a área de produtos da empresa norte-americana de equipamentos eletrônicos Sonos. Ela trabalhou na companhia por quatro anos, segundo informações de seu perfil no LinkedIn.

A executiva também trabalhou quase 13 anos na Microsoft como gerente de várias produtos, incluindo Microsoft Office Shared Experiences, Enterprise Management e Azure Machine Learning.

Lidiane é formada em Ciência da Computação pela Universidade de Michigan.

A nomeação

O atual CEO, Butterfield, teria tido um papel importante na nomeação de Jones como sua substituta.

"Ela é pragmática e prática, perspicaz, apaixonada, criativa, gentil e curiosa. (...) Ela tem um profundo respeito por nossa abordagem ao produto, nossa obsessão pelo cliente e nossa cultura única. Ela é uma de nós", comentou o diretor-executivo aos funcionários do Slack.

Por sua vez, Jones prestou homenagem pública a Butterfield no Twitter, afirmando:

"Simplificando, não haveria Slack sem Stewart. (...) À medida que olhamos para o futuro, estamos fundamentados na missão da Slack: tornar a vida profissional das pessoas mais simples, agradável e mais produtiva. (...) Para a equipe do Slack, eu não poderia estar mais animado para trabalhar com você, e o futuro está brilhante. Vamos construir o futuro do trabalho!", publicou.

Mudanças no comando

A mudança no cargo de CEO do Slack vem dias depois que a Salesforce informou que o coCEO, Bret Taylor, estava renunciando ao seu posto, isso apenas um ano depois de ser promovido.

Além disso, o diretor de marketing, Tamar Yehoshua, e o vice-presidente sênior responsável por marketing, marca e comunicações, Jonathan Prince, também deixarão a empresa no próximo mês.

As ações da Salesforce caíram quase 5% na manhã de ontem (5).