Topo

Gráficos de console e wifi rápido: as novidades do novo chip top Snapdragon

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

15/11/2022 20h00

O processador do celular é um dos componentes mais importantes, e nesta terça-feira (15) a Qualcomm apresentou o Snapdragon 8 Gen 2, novo chip que deve equipar a próxima geração de celulares top de linha a partir do início do ano que vem.

O novo chip tem wifi super-rápido, conexão 5G, gráficos com qualidade próxima a de consoles e processamento de imagem que tornará a câmera do celular com qualidade semelhante à de câmeras profissionais.

Para se ter uma ideia, os principais celulares tops lançados no ano, como o Galaxy S22 e o Xiaomi 12, eram equipados com a versão anterior, Snapdragon 8 Gen 1. O lançamento do chip ajuda a dar uma noção do que se esperar da próxima geração de smartphones.

Segundo a Qualcomm, fabricantes como Xiaomi, Motorola e OnePlus já terão telefones com o mais recente Snapdragon.

Especula-se também que o próximo Galaxy S23, previsto para ser lançado no inicio de 2023, também venha equipado com ele. Durante declaração de resultados financeiros, o brasileiro Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, confirmou que a Samsung tinha um contrato de múltiplos anos com a companhia.

Snapdragon 8 Gen 2 - Qualcomm - Qualcomm
Imagem: Qualcomm

O que tem de diferente no Snapdragon 8 Gen 2

A Qualcomm promete velocidade 25% maior no processamento de gráficos, comparado com a versão lançada no fim do ano passado (Snapdragon 8 Gen 1) e uso de Ray Tracing (tecnologia usada em consoles para melhorar detalhes de games, como iluminação e reflexos). Tudo isso deve tornar o telefone equipado com o novo chip um dos melhores da atualidade para se jogar.

No quesito conectividade, o processador suporta até dois chips 5G e conexão WiFi 7. Este é o padrão mais avançado da tecnologia de rede sem fio, que é mais estável e pode atingir velocidades de até 40 Gbps (gigabits por segundo) - muito maior que de planos de banda larga da atualidade. Importante notar que, para aproveitar toda essa velocidade, é necessário ter um roteador de nova geração compatível.

Para quem gosta de tirar fotos, a Qualcomm diz o sistema de processamento de imagens foi melhorado a ponto de permitir ajustes comparados a câmeras profissionais. Com ajuda de inteligência artificial, o chip consegue detectar com mais precisão rostos, características do rosto, cabelo, roupas e o céu. Na prática, a marca promete fotos melhores e a possibilidade de realizar ajustes finos nos arquivos.

Na parte de som, o Snapdragon 8 Gen 2 promete uma latência de 48 ms (milissegundos), o que é uma boa para quem joga online - quanto maior a latência, maior é o atraso em que alguém numa partida fala até a outra escutar. Outra característica é o suporte a áudio espacial, que dá uma maior sensação de imersão ao ouvir arquivos que suportam a tecnologia — uma solução parecida com a que a Apple oferece em seu serviço de streaming, o Apple Music.