TV Hisense é boa? Marca lança modelos 4K no Brasil por a partir de R$ 2.300

As TVs da Hisense, gigante chinesa do setor, começam a chegar ao mercado brasileiro com o atrativo de dois anos de garantia. Fãs de esportes podem estar acostumados a ver a marca nos estádios - ela é patrocinadora do time francês Paris Saint-Germain e da Copa do Mundo, desde o Mundial da Rússia em 2018. A companha também marca presença na Eurocopa, que está sendo disputada na Alemanha, e na NBA.

Duas linhas, com TVs mais simples, já podem ser encontradas no varejo brasileiro. A A4N é a única com resolução Full HD e telas de 40 e 43 polegadas. A partir da família A6K, também já à venda, a definição é 4K. Confira a seguir modelos em oferta, tecnologias e a estratégia da Hisense para o país.

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Modelo 70A6K

Características dos modelos

  • Resolução 4K;
  • Rodam o sistema operacional Vidaa, também utilizado nas TVs Toshiba;
  • Inteligência artificial (IA) para adaptação de profundidade, criando uma sensação de distância mais definida; e AI Sports, para melhorar o som e a imagem das partidas de futebol;
  • Dolby Vision e HDR10+, com ajustes automáticos e contínuos de brilho, cores e contraste;
  • Conectividade Bluetooth, taxa de atualização de 60Hz com ALLM e VRR para games.

Aposta na garantia de dois anos

Um dos principais diferenciais da Hisense para atrair o consumidor é a garantia de dois anos em toda a linha de TVs 4K. E a parte de atendimento ao consumidor e assistência técnica são próprias, explicou ao UOL Matjaz Cokan, vice-presidente da marca no Brasil.

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Em segundo lugar no ranking global de vendas de televisores, atrás apenas da Samsung, de acordo com dados da Omdia, a Hisense admite que chegou um pouco tarde ao Brasil.

"Vamos precisar de tempo para conquistar a confiança do público brasileiro, que é o quarto maior mercado do mundo, vendendo em torno de 10 milhões de unidades por ano", diz Cokan.

No Brasil, a Hisense quer ficar entre a TCL e as marcas sul-coreanas (Samsung e LG), que lideram o mercado de televisores.

Que outros modelos serão lançados?

Várias TVs 4K serão lançadas no segundo semestre, todas com a plataforma Google TV, evolução do sistema Android. As primeiras a chegar às lojas, ainda em julho, segundo a Hisense, pertencem às linhas Q6N e U6N.

Com TVs QLED de 50 a 85 polegadas, a série Q6N oferece painel de pontos quânticos, que aumenta a pureza e o volume de cores, deixando as imagens mais reais.

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Já a linha U6N, disponível em 55 e 65 polegadas, traz tecnologia Mini LED, que apresenta brilho e contraste superiores, com melhor qualidade da imagem.

Até o fim do ano, serão lançadas mais duas linhas de TVs Mini LED. Mais sofisticados, esses televisores contam com taxas de atualização de 120 Hz e 144 Hz —para imagens mais fluidas nos games— em telas de 55 a 85 polegadas.

Os modelos QLED U76, de 100 polegadas, e Mini LED UX, de 110 polegadas, completam a linha 2024 e têm previsão de lançamento em outubro.

Segundo a Hisense, essas TVs serão inicialmente importadas, mas com previsão de produção local para os próximos anos.

Por enquanto, a marca não terá uma TV de 32 polegadas entre os lançamentos. Embora sejam as mais vendidas do país, essas telas são mais limitadas em recursos e com margem de lucro praticamente inexistente, devido à batalha de preços travada na categoria.

Hinsense quer estar entre as três marcas de TV mais vendidas no Brasil
Hinsense quer estar entre as três marcas de TV mais vendidas no Brasil Imagem: Divulgação/ Hinsense
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Hisense quer focar em qualidade e tecnologia

A entrada do grupo no mercado brasileiro de televisores foi em 2021, através da marca Toshiba. Para isso, foi firmada parceria de fabricação local com a Multi, antiga Multilaser, que se repete agora com as TVs da Hisense.

"A escolha foi natural, mas utilizamos apenas a estrutura da fábrica terceirizada, já que as equipes de engenharia e qualidade da Hisense, por exemplo, gerenciam todo o processo produtivo. Vamos continuar com a Toshiba, mas o foco principal na área de televisores será a Hisense, com mais linhas e modelos", afirma Cokan.

Sobre posicionamento, ele explica que a Hisense seguirá a mesma estratégia global. "Não vamos entrar em guerra de preços; o foco é apostar em produtos de qualidade e tecnologia", diz.

Marca tem espaço para crescer no Brasil

Para Alex dos Santos, especialista em TVs há 20 anos, a Hisense deve seguir o caminho da TCL no Brasil.

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"Acredito que a marca vai querer ganhar espaço no mercado com modelos de entrada e de nível intermediário para se tornar mais conhecida", diz.

"É muito difícil convencer o consumidor tradicional a adquirir um modelo premium da Hisense nesse primeiro momento, até porque as sofisticadas TVs a laser, com tela e projetor de curto alcance, e OLED ficaram de fora do portfólio brasileiro", acrescenta Santos.

Segundo ele, espaço para crescer não falta, tanto para a Hisense como para outras marcas. "Existe ainda um vácuo no mercado brasileiro de televisores, principalmente após a saída da Sony e da Panasonic, por exemplo", afirma.

A garantia de dois anos para todas as TVs 4K e o patrocínio de torneios e times de futebol são diferenciais de mercado destacados por JC Rodrigues, professor de Plataformas Digitais e Comportamento do Consumidor na ESPM.

"Certamente, a associação ao esporte ajuda na construção de uma imagem positiva da marca. Mas só isso não basta se o preço não for competitivo ou os televisores não entregarem uma experiência completa frente aos concorrentes", afirma.

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