Topo

Aracaju, Maceió, Teresina e mais cidades recebem sinal 5G; confira bairros

Sinal 5G promete melhorar acesso à internet - Getty Images
Sinal 5G promete melhorar acesso à internet Imagem: Getty Images

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

19/09/2022 13h54Atualizada em 19/09/2022 13h54

Sete capitais passam a receber a partir de hoje (19) o sinal de conexão 5G e começam a operar com a nova tecnologia, que promete ser até 20 vezes mais rápida do que o 4G. São elas: Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Essas capitais somam-se a outras 15 que já receberam a tecnologia nos últimos meses, totalizando 22 com a nova conexão. O sinal 5G com a frequência 3,5 GHz foi liberado com autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na última quarta-feira (14).

Segundo o órgão, até 28 de novembro as três principais operadoras — Vivo, Claro e Tim— deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

A meta definida pela Anatel é que as operadoras mantenham uma antena de 5G a cada cem mil habitantes.

Por enquanto, apenas alguns bairros das sete novas capitais estão recebendo a conexão. A rede 5G será ampliada para mais áreas das cidades nas próximas semanas.

Das capitais brasileiras, apenas Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco ainda não têm acesso à conexão 5G. Até o dia 28 de outubro, as faixas necessárias para a rede de quinta geração funcionar devem ser liberadas pela Anatel nesses locais.

Até o final de novembro, o sinal deve ser ativado pelas operadoras de telefonia. Em dezembro, todas as capitais brasileiras devem ter redes 5G ativadas.

Bairros com 5G da Vivo ativado

Aracaju: Coroa Do Meio, Grageru, Jardins, Suíssa, Treze De Julho.
Boa Vista: Centro, Mecejana, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Trinta e Um de Março.
Campo Grande: Centro, Jardim dos Estados, Santa Fé.
Cuiabá: Centro, Centro Norte, Cidade Alta, Duque De Caxias I, Jardim Alvorada, Jardim Tropical, Morada Dos Nobres, Popular, Santa Rosa.
Maceió: Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Ponta Verde.
São Luís: Alto Do Calhau, Calhau, Cantinho Do Céu, Cohama, Jardim Primavera, Jardim Renascença, Jardim São Francisco.
Teresina: Cabral, Centro, Fátima, Frei Serafim, Horto, São Cristóvão, São João.

Bairros com 5G da Claro ativado

Aracaju: Salgado Filho, Treze de Julho, Jardins, Luzia, Grageru e São José;
Boa Vista: Centro, Caçari, Nossa Senhora de Aparecida, Pricumã, São Vicente, Bela Vista, Jardim Floresta, Asa Branca e Silvio Botelho;
Campo Grande: Centro, Glória, Itanhangá e Chácara Cachoeira;
Cuiabá: Bosque, Centro Norte, Centro Sul, Ipiranga, Jardim Aclimação, Pico do Amor e Popular;
Maceió: Mangabeiras, Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara, Cruz das Almas, Tabuleiro dos Martins e Farol;
São Luís: Jaracati, São Marcos, Jardim Renascença, Calhau, Cohafuma, Ponta D'areia, Parque Atlântico, Vila Conceição, Olho D'agua, Planalto Vinhais I, Bequimão e Alameda dos Sonhos;
Teresina: Noivos, Centro, Jóquei, Ilhotas, Horto, Ininga, Parque Piauí e Cabral;

A Tim foi procurada, mas até o momento não retornou com o detalhamento dos bairros em que o 5G começou a funcionar hoje. O texto será atualizado quando a informação for divulgada.

Como acessar o 5G

Para usar a conexão 5G, as pessoas precisam ter um celular que suporta essa tecnologia e estar numa área coberta por ela.

Desde 2020, as fabricantes têm lançado celulares já habilitados. Segundo a Anatel, há mais de 70 opções de smartphones com a tecnologia — confira aqui a lista.

Entendendo o 5G

5G é a quinta geração de telefonia, que promete:

  • conexão na casa dos gigabits (permitindo o download de filmes em questão de segundos, por exemplo);
  • menor latência: o tempo da execução de um comando para a realização dele é mínima. Pode ser útil tanto para games online como para atividades críticas em vários setores, como uma cirurgia médica feita a distância;
  • tem capacidade de conectar bilhões de itens simultaneamente (aquela situação de não conseguir mandar WhatsApp em um show ou um jogo, deve acabar).

Os tipos de 5G

5G DSS: usa a infraestrutura e faixas de frequências do 4G para oferecer internet mais rápida (na casa dos 100 Mbps). Já existe em diversas cidades desde 2020. É considerada uma tecnologia de transição do 4G para o 5G;

5G NSA (Non Standalone): utiliza a frequência de 5G e o "núcleo" da rede 4G. Oferece internet super-rápida (podendo chegar na casa dos gigabits por segundo), mas não tem latência tão baixa; portanto, é boa para downloads rápidos, mas não tão boa para aplicações industriais.

5G SA (Standalone) ou "5G puro": usa frequência de 5G e núcleo de rede 5G (uma infraestrutura dedicada apenas a ele). Oferece internet super-rápida e latência baixa. Bom para downloads rápidos de arquivos multimídia, jogar online sem lag (atraso) e aplicações industriais.

*Com informações Guilherme Tagiaroli, de Tilt