Topo

5G começa em BH, Porto Alegre e João Pessoa; Claro, TIM e Vivo ativam rede

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

29/07/2022 04h00Atualizada em 02/08/2022 14h51

A partir desta sexta-feira (29), as cidades de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) terão redes 5G ativadas e disponibilizadas pela Claro, TIM e Vivo. As três cidades se juntam à Brasília (DF), que começou a ter a nova tecnologia de internet móvel no início de julho.

Na prática, neste primeiro momento, alguns bairros das três cidades contarão com antenas habilitadas com 5G, e clientes das principais operadoras poderão usufruir da nova geração de internet móvel sem cobrança adicional (veja lista de bairros e o que se sabe sobre custos mais abaixo).

Vale lembrar que o 5G promete velocidade 20 vezes mais rápida que o 4G, ela fica na casa dos gigabits por segundo (capaz de baixar filmes em minutos) e baixo tempo de resposta entre um comando feito e sua execução (a chamada latência).

Até o fim de setembro, todas as principais capitais devem ativar o 5G. A data limite era agosto, mas devido ao atraso de equipamentos, a Anatel decidiu postergar a data. As próximas cidades a receber o 5G devem ser Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Salvador (BA).

Por que BH, João Pessoa e Porto Alegre?

De acordo com a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), as três cidades foram escolhidas em função de critérios técnicos. Elas receberam primeiro os filtros da faixa de 3,5 GHz - a "avenida do céu" por onde passa o sinal do 5G.

Um dos principais critérios para a Anatel liberar o 5G em uma cidade tem relação com a limpeza dessa "estrada" para que o sinal da rede de quinta geração não atrapalhe o funcionamento das TVs parabólicas — calcula-se que 10 milhões de famílias no Brasil assistem televisão a partir desse sinal.

Então, a agência realiza testes para assegurar que não haverá problemas para esse público — quem tem parabólica, inclusive, poderá receber um kit gratuito para continuar a ter acesso ao sinal de TV.

Entendendo o 5G

Antes de explicar as ofertas das operadoras, vale entender as diferenças tecnológicas dentro do 5G.

Basicamente, existem três tipos de 5G:

  • 5G DSS: usa a infraestrutura (e faixas de frequências) do 4G para oferecer internet mais rápida (na casa dos 100 Mbps). As principais operadoras oferecem esta modalidade em diversas cidades desde 2020. É considerada uma tecnologia de transição do 4G para o 5G;
  • 5G NSA (Non Standalone): usa frequência de 5G e utiliza "núcleo da rede 4G". Oferece internet rápida (na casa dos gigabits por segundo), mas não tem latência tão baixa (menor tempo de resposta entre comando e execução);
    Sendo assim, ela é boa para downloads rápidos de arquivos multimídia e não tão boa para aplicações industriais.
  • 5G SA (Standalone) ou "5G puro sangue": usa frequência de 5G e utiliza núcleo de rede 5G (uma infraestrutura dedicada apenas a ele). Oferece internet super-rápida e tem latência baixa.
    Bom para downloads rápidos de arquivos multimídia, jogar online sem lag (atraso) e bom para aplicações industriais.

Em todas as cidades brasileiras, as operadoras terão redes híbridas, portanto terão 5G NSA e 5G SA (na frequência de 3,5 GHz). Consultada por Tilt, a Anatel diz que o edital do 5G exige que as "operadoras tenham redes 5G SA, mas não impede que tenham também 5G NSA".

Segundo o órgão, "o objetivo é atender ao máximo o portfólio da base legada, visto que muitos usuários ainda não possuem terminais [celulares] 5G SA". Atualmente, apenas 5% dos terminais brasileiros são compatíveis com 5G SA, de acordo com estimativa da reguladora.

Claro - 5G NSA gratuito

A Claro vai oferecer 5G nos seguintes bairros das cidades:

Belo Horizonte: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia;

João Pessoa: Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Jardim Oceania, Altiplano Cabo Branco, Brisamar, Bairro dos Estados e Miramar. "A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura 5G+ em localidades como Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro", afirmou a empresa.

Porto Alegre: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont'Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza e Vila Assunção.

Clientes da operadora não devem pagar a mais para ter acesso ao 5G, e funcionará tanto para planos pré como planos pós.

Segundo a Claro, os consumidores farão uso de uma rede 5G NSA. Apesar disso, a empresa diz que tem implementado redes SA (standalone), uma exigência da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) no leilão do 5G, e que deve oferecer num primeiro momento esta tecnologia para aplicações industriais e agrícolas.

Com o avanço da implementação, usuários comuns também poderão contratar separadamente planos com este 5G "puro sangue".

"As principais aplicações — como Netflix, YouTube, Uber — foram desenvolvidas para funcionar no 4G. Então, a alta velocidade do 5G NSA é mais que o suficiente. Quando tivermos aplicações que usam baixa latência, fará sentido para o consumidor ter 5G SA", afirmou Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, em entrevista à Tilt por ocasião da estreia do 5G em Brasília .

"Se lançássemos 5G SA para os consumidores, eles pagariam mais caro por algo que ainda não tem aplicações específicas", acrescentou.

A Claro tem uma lista de telefones compatíveis com o 5G+. Lá tem celulares como Galaxy S22, Moto G71 5G, todos os iPhones 12 e iPhones 13, e Nokia G50.

Para alguns aparelhos, como Moto Edge 20, Moto Edge 30, Galaxy S21 e Galaxy Z Fold 3, a operadora recomenda a troca por um chip novo (SIM card).

TIM - parte gratuita e outra parte paga

A TIM oferecerá 5G nas três cidades, sendo em 70 bairros de Belo Horizonte, 30 bairros de Porto Alegre e 13 bairros de João Pessoa.

Para a cidade nordestina, a operadora especificou, inclusive, os locais que terão a nova conexão: Manaíra, Altiplano, Cabo Branco, Bessa, Brisamar, Centro, Ipes, Cidade Universitária, Jardim Luna, Jardim Oceania, Jardim Treze de Maio, Tambauzinho e Torre.

Clientes da TIM poderão navegar em redes 5G NSA gratuitamente. A operadora vai ter uma oferta diferente para quem quiser navegar em redes 5G SA (Standalone), ou "puro sangue", com celulares compatíveis.

Para usar a rede "5G puro sangue", clientes dos planos Tim Black e Tim Black Família deverão ter um smartphone compatível e contratar um "booster" de R$ 20 mensais via app Meu TIM, que dará direito a 50 GB de dados a mais, além de navegação ilimitada na plataforma de transmissões Twitch. Novos clientes desses planos não precisarão pagar a mais e terão o benefício sem custo adicional por 12 meses.

No futuro, a operadora diz que oferecerá outros benefícios, como acesso à plataforma de jogos pela nuvem AWG, que tem títulos como Fortnite, eFootball, Elder Ring e GTA V.

Segundo a operadora, donos de smartphones 5G da Samsung e da Motorola não precisam trocar de chip para usar a nova tecnologia.

Vivo - 5G NSA gratuito

A Vivo informou que habilitou também sua rede 5G na frequência de 3,5 GHz em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. "Para usar, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia", diz a companhia em nota.

Como a Claro, a operadora não cobrará inicialmente para uso das suas redes 5G. Quem quiser navegar em uma rede 5G SA da Vivo deverá adquirir um chip novo.

A operadora informou ainda que em seu portfólio conta com 47 aparelhos homologados compatíveis, tanto na frequência de 3,5 GHz quanto na de 2,3 GHz.

Em nota anterior, a tele informou que está pronta para ativar a tecnologia nas capitais, caso haja "viabilidade de liberação das radiofrequências".

Para obter mais informações, a Vivo tem um site falando sobre sua cobertura 5G.