PUBLICIDADE
Topo

Apple deve lançar mais de dez produtos ainda este ano; confira a lista

iphone 14 encabeça a lista de lançamentos da Apple ainda este ano - Weibo
iphone 14 encabeça a lista de lançamentos da Apple ainda este ano Imagem: Weibo

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

27/06/2022 11h56

A Apple não está economizando esforços para trazer suas novidades para os fãs da marca. Segundo o site Bloomberg, a empresa deve lançar mais de dez novos produtos ainda este ano (ou, no máximo, no primeiro semestre de 2023). Entre eles, o iPhone 14, modelos do Apple Watch e até MacBooks com chips avançados.

Muitas pistas vieram da WWDC, a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, que aconteceu no início de junho e divulgou algumas das inovações. O evento apresentou o iOS 16 (novo sistema operacional para iPhones) e alguns dispositivos que devem chegar nas mãos dos usuários mais cedo do que imaginam.Confira:

iPhone 14

A apresentação do iOS 16 deu algumas dicas sobre as novidades de software. Uma delas é que a tela de bloqueio vai ganhar um upgrade. Você vai poder personalizar ícones, alterar o visual de cores, fontes e até usar mais de uma lockscreen.

Já os rumores sobre o hardware do celular apontam para possíveis melhorias de câmeras. No modelo Pro, é possível a chegada do chip avançado A16 e uma renovação no sistema da Face ID para a remoção do "notch" (aquela "aba" que aparece no topo da tela do celular). A ideia seria trocar por um "pontinho" preto, algo semelhante ao utilizado em smartphones Android.

Todos os novos iPhones deste ano continuarão usando a entrada do tipo "lightning" para carregar a bateria. A transição para USB-C deve acontecer apenas no modelo de 2023. Mas por enquanto, resta aguardar a apresentação oficial do iPhone 14, que deve ocorrer no tradicional evento da Apple previsto para 13 de setembro deste ano.

Apple Watch

O relógio inteligente pode ganhar três novas variações: um novo SE de entrada, um Series 8 padrão e um modelo mais avançado e resistente, voltado para esportes radicais.

Os rumores de 2022 apontam para um hardware semelhante ao antecessor S7, sem muitas novidades. Pelo jeito, o novo processador está sendo guardado apenas para os lançamentos do próximo ano. Sobre tamanho de tela, segundo as fontes da Bloomberg, o SE mantém as mesmas dimensões da versão atual, mas pode receber o mesmo chip do S8.

Sobre o sistema operacional, o WWDC desvendou o watchOS 9, upgrade que já deve integrar o Apple Watch Series 8 ainda esse ano.

iPad

iPad Air 2022 de 5ª geração - Lucas Carvalho/Tilt - Lucas Carvalho/Tilt
iPad Air 2022
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Em março, a Apple apresentou o novo iPad Air, integrado com chip M1, 5G e nova câmera frontal. O equipamento também chegou com porta USB-C e pré-venda no mesmo mês, nos Estados Unidos. Mas já se especula o que pode chegar de novo entre 2022 e 2023.

Segundo a Bloomberg, são esperados novos modelos do iPad com telas de 11 e 12,9 polegadas, integrados com o M2, chip mais recente. Por enquanto, os dispositivos são identificados apenas por codinomes: J617 e J620.

Macbooks

O MacBook Air e o MacBook Pro (de 13 polegadas) anunciados na WWDC chegam com o chip M2. Os dispositivos são integrados com o sistema operacional macOS Ventura. Além desses, a Apple está recheando seu cardápio de computadores. São aguardados ainda um M2 Mac Mini e M2 Pro Mac Mini, modelo mais premium.

Se o assunto é tela maior, os MacBook Pros M2 Pro e M2 Max podem ser apresentados com um display de 14 e 16 polegadas. Além disso, o lançamento dos M2 Ultra e o M2 Extreme Mac Pro (dispositivos mais avançados) também são esperados.

AirPods

Os fones de ouvido Bluetooth da Apple podem ganhar modelos mais modernos, com a nova geração do AirPod e AirPods Pro 2. Espera-se um suporte de áudio de alta qualidade e a integração de um chip atualizado.

O site 9to5mac, famoso por acertar rumores da Apple, anunciou que no início do ano o analista da Apple Ming-Chi Kuo disse que o modelo AirPods Pro 2 apresentaria um novo design. Com isso, o fone perderia sua estrutura arredondada e apresentaria algo mais "discreto", com visual de ponta de asa no ouvido.

Headset

O novo aparelho de realidade aumentada/virtual da Apple deve chegar com hardware de primeira. Segundo fontes da Bloomberg, o headset apresentaria por dentro um chip M2 e amplos 16 GB de RAM.

A Apple, pelo jeito, está buscando seguir a tendência do mundo virtual que é a grande aposta da rival Meta. Muitos aguardavam que o evento WWDC desse uma palhinha do novo sistema realityOS (que pode integrar o headset), mas a empresa não entrou em detalhes oficiais.

Novo chip M3

Apesar dos lançamentos de 2022 serem pensados no hardware M2, a empresa da maçã já estaria projetando seu sucessor. O M3 viria potencializando os MacBooks do próximo ano, como o Air de 13 polegadas (codinome J513) e o de 15 polegadas (codinome J515). Na lista do M3 também estaria um novo computador de mesa iMac (codinome J433).

Apple TV e no HomePod

Apple TV - Divulgação - Divulgação
Apple TV
Imagem: Divulgação

Por fim, o dispositivo de streaming Apple TV, pode ganhar um chip A14 em sua nova versão. Além disso, deve ser incrementado com mais memória RAM, o que deixaria seu funcionamento mais rápido, inclusive para jogos. O hardware trabalharia em conjunto com o novo sistema tvOS 16. Por enquanto, seu codinome é o J255.

Já o novo assistente de voz HomePod ainda não é aguardado para breve. No entanto, sabe-se que ele deve chegar com o chip do S8, o mesmo que integrariam os relógios inteligentes da Apple. É possível que o dispositivo venha com uma tela renovada e função de multi-toque. O desempenho de áudio seria semelhante ao modelo tradicional, e não ao modelo mini.