Topo

iPhone 14 terá maior mudança na câmera de selfie desde o 11, diz relatório

Prévia conceitual do iPhone 14 baseada em rumores do próximo design - Reprodução/Ian Zelbo
Prévia conceitual do iPhone 14 baseada em rumores do próximo design Imagem: Reprodução/Ian Zelbo

Colaboração para Tilt*, Rio de Janeiro

14/06/2022 09h05

Novos rumores para as selfies do iPhone 14: a câmera frontal do novo smartphone, a ser lançado ainda este ano pela Apple, deve receber retoques técnicos e chegar mais poderosa ao mercado, tirando fotos melhores mesmos em ambientes com pouca luz.

As informações estão em uma publicação do analista Ming-Chi Kuo, conhecido por adiantar grandes furos sobre o mercado — e que geralmente se concretizam.

A câmera de selfie do iPhone 14 terá uma abertura maior em relação à do iPhone 13 Pro, que atualmente tem abertura f/2.2. Na fotografia, quanto menor este número, maior a capacidade da lente abrir seu diafragma, permitindo a entrada de mais luz e gerando imagens mais nítidas.

Embora os números de abertura não tenham sido revelados, na prática, isso quer dizer que será possível registrar momentos em fotos melhores apesar de condições de pouca luz.

Foco automático e correção de cor

Outra mudança será a inclusão de foco automático (AF), em comparação às anteriores, de foco fixo (FF). Com isso, as selfies e gravações de vídeo permitirão ajustes imediatos à medida que o usuário do smartphone se mexe.

Além disso, a câmera terá uma lente de seis camadas de plástico (6P) sobre o sensor, ao invés de cinco (5P), como nos modelos anteriores. A camada extra de polímero serve para corrigir aberrações cromáticas — as diferenças entre as cores na imagem real e na fotografia.

Mas não é só isso. Relatórios anteriores indicavam que os modelos "Pro" do iPhone 14 serão mais poderosos, com um módulo de câmera traseira principal de 48 megapixels. Segundo o site Mashable, ainda não está claro se isso também se aplicará à câmera selfie.

A câmera frontal também terá um visual diferente, com um recorte em forma de pílula, em vez do formato do iPhone anterior na parte superior da tela.

Mudanças desde 2019

A última grande atualização da câmera frontal do iPhone aconteceu em 2019, quando o iPhone 11 Pro foi lançado com uma câmera selfie de 12 megapixels. Na época, seu antecessor tinha 7 megapixels. Desde então, as especificações desta parte do smartphone quase não receberam mudanças significativas.

No relatório, não consta detalhes sobre os números de megapixels esperados para a câmera frontal do iPhone 14.

(*) Com informações de Mashable e 9to5Mac