Topo

Além do iPhone: tudo que a Apple anunciou para iPads, Mac e Watch

Entre as novidades anunciadas na WWDC 2022, Apple revelou que vai permitir usar o iPhone como webcam no Mac sem fios - Divulgação/Apple
Entre as novidades anunciadas na WWDC 2022, Apple revelou que vai permitir usar o iPhone como webcam no Mac sem fios Imagem: Divulgação/Apple

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

07/06/2022 08h26

Além de novos MacBooks e os novos recursos do vindouro iOS 16, a Apple também aproveitou o evento de abertura do WWDC 2022 para revelar novidades de seus outros sistemas para iPads, Macs e Apple Watch.

Entre as novidades há recursos de colaboração em tempo real e de janelas redimensionáveis para o iPadOS 16 e o macOS Ventura, além de novos mostradores e rastreadores de atividades no watchOS 9. As atualizações chegam no segundo semestre.

iPad: colaboração e janelas

A primeira novidade é o novo recurso de Colaboração. Com o iPadOS 16, ao compartilhar arquivos editáveis dos aplicativos Pages e Notas, você pode selecionar contatos para entrar na edição do arquivo em tempo real com você.

É como já funciona hoje com o Google Docs e os programas de edição de documentos da Microsoft, como Word, Excel e PowerPoint. Por enquanto, o recurso só funciona com programas da Apple, mas desenvolvedores externos já podem começar a integrar a novidade aos seus apps.

WWDC 2022: colaboração no iPadOS 16 - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Exemplo de colaboração em tempo real no iPad
Imagem: Divulgação/Apple

Outra novidade é o app Freeform, que deve ser lançado em breve para iPad, iPhone e Macs. É basicamente uma lousa digital para fazer rascunhos e brainstorming em grupo, permitindo desenhas com a caneta ou dedo, digitar e importar arquivos de fora, como fotos e documentos.

WWDC 2022: app Freeform no iPad - Reprodução - Reprodução
Prévia do Freeform no iPad
Imagem: Reprodução

"Stage Manager", um novo recurso de gerenciamento de janelas para Macs, também vai chegar ao iPad. Na próxima atualização, você vai poder redimensionar janelas de apps e usar dois ao mesmo tempo, com um à frente e outro no fundo, sem ter que dividir a tela por igual. O Stage Manager também permite agrupar apps em segundo plano para que sejam abertos sempre juntos.

WWDC 2022: Stage Manager no iPad - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Visualização do app em janelas com Stage Manager no iPad
Imagem: Divulgação/Apple

Alguns recursos do iOS 16 também chegarão ao iPadOS 16, como a galeria de fotos compartilhada do iCloud, o cancelamento de mensagens enviadas, melhorias no SharePlay, Live Text e mais. A atualização vai chegar para:

  • iPad Pro (todos os modelos);
  • iPad Air (3ª geração e posterior);
  • iPad (5ª geração e posterior);
  • iPad mini (5ª geração e posterior).

Apple Watch: mostradores, remédios e atividades

Poucas mudanças no watchOS 9: ícones maiores, algumas funções mudaram de posição para facilitar o acesso. A principal novidade é na galeria de mostradores, que ganhou quatro novas opções:

  • Lunar, inspirado na contagem do tempo de acordo com as fases da Lua (com opções de calendário chinês, hebraico e islâmico);
  • Metropolitano, que permite personalizar a fonte dos números no mostrador;
  • Recreio, uma colaboração com a artista Joi Fulton;
  • Astronomia, que aproveita o tamanho da tela para mostrar a cobertura de nuvens pelo mundo.
WWDC 2022: Novos mostradores do Apple Watch - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Os novos mostradores do Apple Watch
Imagem: Divulgação/Apple

Em termos de atividades físicas e saúde, são mais novidades: novas visualizações de dados para algumas atividades e um recurso para editar atividades personalizadas, controlando ciclos de intensidade e recuperação.

WWDC 2022: Apple Watch - Reprodução - Reprodução
Novas visualizações de atividades no Apple Watch
Imagem: Reprodução

Além disso, a Apple anunciou que, agora, o app Fitness estará disponível para todos os iPhones, mesmo sem Apple Watch. O app vai usar os sensores do celular para calcular sua perda de calorias, contagem de passos e mais, sem necessidade de um relógio acompanhando.

WWDC 2022: app Fitness será liberado para todos os iPhones - Reprodução - Reprodução
App Fitness vai funcionar só com iPhones, mesmo sem Apple Watch
Imagem: Reprodução

O Apple Watch também vai mostrar mais dados do seu sono, como o tempo passado em cada estágio (profundo, REM e mais). E o novo app Medicamentos vai permitir controlar agenda de remédios e até receber alertas de riscos de interação entre drogas.

WWDC 2022: Sono e Medicamentos no Apple Watch - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Novas opções de rastreamento de Sono e controle de remédios com app Medicamentos no Apple Watch
Imagem: Divulgação/Apple

O novo sistema também vai permitir que pacientes de fibrilação atrial acompanhem mais detalhes de sua frequência cardíaca, mas esta função ainda aguarda liberação do órgão de controle de saúde dos EUA, então não deve ser liberada no mundo todo.

O watchOS 9 deve chegar no segundo semestre e requer um iPhone 8 ou posterior com iOS 16 ou mais recente, além de um destes modelos de relógio:

  • Apple Watch Series 4;
  • Apple Watch Series 5;
  • Apple Watch SE;
  • Apple Watch Series 6;
  • Apple Watch Series 7.

Mac: janelas, senhas e games

O novo sistema operacional dos computadores da Apple se chamará macOS Ventura. A principal novidade é o já citado recurso "Stage Manager", que permite compilar apps em segundo plano numa barra lateral.

Stage Manager no macOS Ventura - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Stage Manager no macOS Ventura
Imagem: Divulgação/Apple

A função Spotlight agora pode preencher a tela toda do macOS. A novidade também vale para iPads. No iPhone, o Spotlight agora vai ficar num botão na parte inferior da tela, onde você controla suas páginas da tela de fundo.

O app Email também ganhou novidades: será possível agendar o envio de mensagens, cancelar uma mensagem que você acabou de enviar, pedir para ser lembrado depois de algum email e até receber sugestões de cobrança em emails que não são respondidos há dias.

No Safari, a novidade é poder compartilhar abas com amigos e compartilhar a navegação em tempo real pelo iMessage ou FaceTime. A principal mudança, porém, é um recurso que a Apple espera acabar com as senhas: as chaves-senhas.

Na hora de logar num app ou site, o sistema cria um código único ligado ao seu aparelho. Esse código não é informado a você, por isso não pode ser roubado em esquema de phishing, nem fica salvo num servidor, e por isso não pode ser vazado.

O sistema de processamento de gráficos da Apple também ganhou um uprade. Com o Metal 3 e o processador M2, a promessa é de jogos mais bonitos, que carregam mais rapidamente. Para provar a promessa, a Apple se aliou ao estúdio de games japonês Capcom para trazer o jogo "Resident Evil: Village" ao macOS.

Segundo a Capcom, o título roda em alta definição em qualquer Mac com processador da Apple, do MacBook Air ao Mac Studio.

Outra novidade que chamou a atenção é o recurso de Câmera de Continuidade. Isto significa que agora dá para usar as câmeras do iPhone como webcam no Mac com apenas um suporte com ímãs. É só "plugar" o iPhone ao topo do MacBook e ele automaticamente começa a usar as câmeras do celular para chamadas de vídeo.

WWDC: usando iPhone de webcam no Mac - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

Os acessórios para prender o iPhone ao Mac serão produzidos pela Apple e pela Belkin, e o lançamento deve ser no final deste ano. Segundo a empresa, vai dar para usar qualquer iPhone atualizado como webcam, não só os mais novos. A conexão é feita sem fios e, se você não tiver o suporte, também vai poder usar.

O macOS Ventura chega no segundo semestre para os seguintes computadores:

  • iMac (2017 e posterior);
  • iMac Pro (2017);
  • MacBook Air (2018 e posterior);
  • MacBook Pro (2017 e posterior);
  • Mac Pro (2019 e posterior);
  • Mac mini (2018 e posterior);
  • MacBook (2017 e posterior).