Topo

Chega de mil carregadores! União Europeia institui USB-C como padrão único

iPhone terá de mudar seu cabo de conexão do celular no mercado europeu - Mika Baumeister/Unsplash
iPhone terá de mudar seu cabo de conexão do celular no mercado europeu Imagem: Mika Baumeister/Unsplash

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt*

07/06/2022 10h52

O Parlamento Europeu decidiu nesta terça-feira (7) que todos os smartphones vendidos em países da União Europeia terão de ter uma conexão USB-C, o que inclui o iPhone da Apple, conhecido por ter entradas com padrões diferentes dos demais celulares. A regra será válida a partir do outono de 2024, que, no calendário europeu, ocorre entre os meses de setembro e dezembro.

Essa exigência também se aplicará a tablets, câmeras digitais, headphones, videogames portáteis e e-readers, como o Kindle. Laptops também terão de se adaptar à exigência, mas terão um prazo maior: até 40 meses depois da regra entrar em vigor.

Ao adotar um único tipo de USB, a intenção é reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzido. Todo carregador servirá para qualquer aparelho, inclusive os antigo já nesse formato. Dessa maneira, os legisladores também preveem que não será necessário que todo smartphone venha com um carregador novo na caixa.

De acordo com números divulgados pelo Parlamento, a medida levará os consumidores a economizarem cerca de 250 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão) em "compras desnecessárias de carregadores" por ano. A redução na produção de lixo eletrônico será de até 11 mil toneladas por ano.

Batalha por acordo

A legislação sobre uma entrada comum para carregadores é discutida há quase uma década pelo Parlamento Europeu. Anunciada hoje, ela ainda precisará ser votada pelo órgão e pelo Conselho Europeu mais adiante este ano, mas a votação parece ser mera formalidade.

O deputado maltês Alex Agius Saliba, relator do projeto, celebrou o acordo como uma vitória.

"Hoje, nós tornamos o carregador comum uma realidade na Europa! Consumidores europeus estavam há muito tempo frustrados com vários carregadores se acumulando a cada novo lançamento. Agora, poderão utilizar um único carregador para todos os seus aparelhos eletrônicos", disse ele na nota.

Enfrentamento com a Apple

Uma das empresas que mais deve ser afetada pela medida é a Apple, a fabricante do iPhone. A marca da maçã é conhecida pela chamada "porta lightning", uma tecnologia de conexão criada especificamente para os produtos da empresa, fugindo do padrão USB-C utilizado pela maior parte da concorrência.

A Europa representa grande parte do mercado da Apple. Segundo informações do site "The Verge", dos 241 milhões de iPhones vendidos em 2021, 56 milhões foram no "velho continente".

No entanto, Thierry Breton, comissário da União Europeia para o mercado interno, negou que a medida esteja sendo tomada para "punir" a companhia. "Nós estamos trabalhando para os consumidores, não para as empresas, e temos que aplicar regras a elas. Regras que sejam claras para ingressar em nosso mercado", afirmou.

Em maio, o analista Ming-Chi Kuo, conhecido por antecipar as mudanças planejadas pela Apple, já havia afirmado que o iPhone 15 deve ter uma entrada USB-C, uma consequência da pressão exercida pela União Europeia durante a discussão do projeto. Além disso, na indústria, já há rumores de que a Apple iniciou testes de USB-C nos iPhones que está desenvolvendo para lançar em 2023.