Topo

Fim do Lightning? EUA quer regular entrada padrão para smartphones

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

De Tilt*, São Paulo

19/06/2022 12h07

Parece que 2022 não será um ano fácil para a Apple: um grupo de senadores democratas enviou uma carta ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos para que o país regulamente que todos os fabricantes de smartphones adotem o mesmo padrão de entrada.

No documento, os senadores Ed Markey, Elizabeth Warren e Bernie Sanders pedem que a instituição crie meios de assegurar um método de carregamento comum a todos os aparelhos. A solicitação segue os mesmos passos da regulamentação na Europa, após a União Europeia estipular o padrão USB-C em todos os tablets e smartphones a partir de 2024.

"A UE agiu sabiamente em prol do interesse público ao enfrentar poderosas empresas de tecnologia em relação a este problema de mercado e ambiental. Os Estados Unidos devem fazer o mesmo", assinam os senadores.

A solicitação critica diretamente os padrões únicos para dispositivos de marcas específicas, como o padrão Lightning usado nos aparelhos da Apple. Ao migrar de uma marca para outra, os consumidores teriam de renovar também cabos e carregadores, o que gera uma quantidade desnecessária de lixo eletrônico.

Padrão pode não ser USB-C

Os senadores utilizaram argumentos similares aos dos regulamentadores na União Europeia para defender a padronização das entradas nos dispositivos eletrônicos. Na Europa, a decisão de uma entrada única terminaria, por fim, excluindo a necessidade das fabricantes de smartphones de incluírem carregadores em seus aparelhos. Ao invés disso, os carregadores seriam vendidos em avulso.

À época da aprovação, críticos do projeto apontaram que a restrição impediria inovações no setor, argumentando que padrões particular poderia atender melhor as necessidades de seus aparelhos em desenvolver, por exemplo, carregamentos mais rápidos.

Entretanto, ao contrário da Europa, que escolheu o padrão USB-C como a norma para os dispositivos desde o início do projeto de leio, os senadores estadunidenses não estipularam uma entrada como regra. Ao invés disso, determinaram que o Departamento de comércio "crie sua própria estratégia" para resolver a questão. Como resultado, é possível que aparelhos eletrônicos tenham padrões incompatíveis entre os mercados internacionais, por exemplo.

Caso seja aprovado, o novo padrão será outro golpe nos planos da Apple. A empresa de Cupertino pode ter de abandonar sua entrada proprietária, já otimizada para seus dispositivos, para adotar dois padrões diferentes, a depender do mercado.

Até o momento, o Departamento de Comércio não respondeu a carta nem tomou decisões em relação ao posicionamento dos senadores.

(*) Com informações do The Verge