Topo

Brasileiro Alex Kipman deixa Microsoft após denúncias de má conduta

Alex Kipman: engenheiro brasileiro liderava o projeto do HoloLens - Divulgação/Microsoft
Alex Kipman: engenheiro brasileiro liderava o projeto do HoloLens Imagem: Divulgação/Microsoft

Ellen Alves

Colaboração para Tilt*

08/06/2022 14h40

O brasileiro Alex Kipman, chefe de desenvolvimento do HoloLens, o headset de realidade aumentada da Microsoft, pediu demissão nesta quarta-feira (8). A decisão ocorre poucos dias após reportagem da Insider que denunciava comportamento inadequado com funcionárias da empresa.

A Microsoft não confirmou publicamente a saída de Kipman, mas o site GeekWire obteve uma cópia de um email interno assinado pelo vice-presidente de nuvem e inteligência artificial, Scott Guthrie, que registra o fato.

Guthrie afirma que ele e Kipman têm conversado e "decidiram mutuamente que este é o momento certo para ele deixar a empresa e buscar novas oportunidades".

O e-mail não menciona as alegações de má conduta e diz que Kipman ficará por mais dois meses na divisão para ajudar no processo de transição.

"Mulheres com roupas minúsculas"

De acordo com fontes da Microsoft ouvidas pelo Insider, mais de 25 funcionários da empresa contribuíram para um relatório interno sobre o suposto comportamento tóxico de Kipman.

No documento, há relatos de toques e comentários indesejados para funcionárias, além da exibição de um vídeo com "mulheres usando roupas minúsculas", considerado inapropriado pela equipe.

Ainda segundo o Insider, três funcionários foram avisados para não deixar mulheres sozinhas perto de Kipman.

A situação era tão crítica que um dos executivos ouvidos pelo veículo chegou a afirmar que "a melhor coisa que aconteceu, infelizmente, foi a pandemia. Nunca mais tivemos que interagir com ele pessoalmente".

40 foram para a Meta

O comportamento de Kipman pode estar por trás de algumas mudanças signifcativas na Microsoft nos últimos meses. O Wall Street Journal afirmou recentemente que "alguns problemas na divisão HoloLens" causaram a saída de mais de 70 funcionários da Microsoft. Pior: 40 deles migraram para a rival Meta.

Com a partida do brasileiro, sua equipe se juntará à organização Windows + Devices, liderada pelo diretor de produtos da Microsoft Panos Panay.

Nascido em Curitiba, Alex Kipman ingressou na Microsoft em 2001. Em 2018 ele foi escolhido pela revista "Time" como um dos "25 nerds influentes do ano". Kipman também desenvolveu o controle de movimento Kinect para Xbox.

* Com material de Engadget e The Verge