Topo

Uber passa a exigir selfie de usuários que pagam em dinheiro

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Redação de Tilt

Em São Paulo

23/05/2022 11h05

A partir de hoje (23), a Uber passa a solicitar selfie dos usuários. Por enquanto, a medida de segurança ainda está em fase de teste, apenas para quem paga pelas viagens em dinheiro. A foto, batizada como "U-Selfie", será exigida antes que o usuário possa requisitar o carro.

A imagem não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da empresa, caso seja exigida posteriormente por autoridades, seguindo a previsão legal.

Segundo a Uber, este era um dos recursos de segurança mais solicitados pelos motoristas em suas pesquisas internas.

"A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app", afirmou Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança, em comunicado à imprensa.

Em abril, a companhia já havia alterado o cartão de oferta de viagens, também para aumentar a segurança dos motoristas. Agora, eles podem conferir o endereço de destino antes de aceitar a proposta de viagem.

No mesmo mês, também foi anunciado um novo botão no app, "Liga para a Polícia", associado ao 190 na cidade do Rio de Janeiro.

Quando o sistema estiver implementado, o acionamento do botão (seja pelo motorista, seja pelo usuário) permitirá o contato com as autoridades policiais e compartilhará, automaticamente, a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem.