Topo

Em parceria com PM, app da Uber ganha botão 'ligar para polícia' no RJ

Getty Images
Imagem: Getty Images

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

08/04/2022 18h22Atualizada em 12/04/2022 14h54

A Uber anunciou nesta sexta-feira (8) que fechou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM-RJ) para a criação de um botão "Ligar para a Polícia" diretamente no aplicativo.

Toda vez que um usuário ou motorista acionar o botão, os operadores do serviço de emergência da PM vão automaticamente receber a localização em tempo real e os dados da viagem.

A ideia é que a polícia receba as informações sem que seja necessário ao passageiro ou condutor falar em voz alta ou trocar de app.

O sistema entrará em operação como projeto-piloto na Baixada Fluminense antes de se espalhar para as demais regiões do Estado.

De acordo com a Uber, haverá um treinamento aos operadores do Cecopom (Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares) como parte do processo de integração tecnológica antes de o projeto-piloto ser implantado. Em contato com Tilt, a empresa disse que o recurso estará disponível assim que esse treinamento for finalizado.

"Acreditamos que essa parceria vai contribuir muito para a Corporação e para a sociedade", disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Como funciona?

A ferramenta usa os sinais de localização disponíveis nos celulares, como GPS e pontos de wi-fi na região, para determinar o posicionamento do veículo de forma mais precisa. Além disso, a polícia terá acesso aos detalhes da viagem, como placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e passageiro, além do número de telefone.

A integração entre o app da Uber e a polícia é fornecida pela startup norte-americana RapidSOS. Ela liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço de emergência.

Segundo a Uber, essa integração com o 190 será a primeira do gênero feita pela empresa no Brasil. O app da 99 também tem um botão de ligar para a polícia, mas ele apenas serve para discar 190 automaticamente no app de telefone do celular do passageiro ou motorista.

"Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades", afirmou a diretora-geral de Operações da Uber, Silvia Penna.

Apesar de ser novidade no Brasil, essa integração tecnológica já é realizada em mais de 1.200 cidades nos Estados Unidos e em 29 estados no México.

Segurança tem sido a prioridade de empresas que operam apps de transporte no Brasil. Nesta semana, a Uber também anunciou que motoristas poderão visualizar o endereço preciso do destino de uma corrida antes de aceitá-la. Recentemente, a 99 também anunciou que algumas corridas poderão receber escolta da polícia se a empresa detectar perigo na viagem.