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WhatsApp fora do ar: aplicativo passa por instabilidade nesta quinta

Pradamas Gifarry/Unsplash
Imagem: Pradamas Gifarry/Unsplash

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

28/04/2022 18h14Atualizada em 28/04/2022 18h56

O aplicativo WhatsApp passou por uma breve instabilidade global na tarde e início de noite desta quinta-feira (29). Na versão para celular, mensagens enviadas não eram entregues aos destinatários.

No computador, houve relatos de demora no carregamento de novas mensagens e falta de sincronia — mensagens que apareciam no PC não apareciam no celular, e vice-versa.

No site DownDetector, que registra reclamações de usuários sobre instabilidade em sites e aplicativos, houve um pico de mais de 5.000 queixas sobre o serviço por volta das 18h00 (de Brasília). Por volta das 18h40, o volume de queixas começou a cair.

Procurada por Tilt, a assessoria de imprensa do WhatsApp compartilhou um post do perfil oficial da empresa no Twitter, em que confirma que a instabilidade foi global: "Vocês podem estar enfrentando alguns problemas ao usar o WhatsApp no momento. Estamos cientes e trabalhando para que tudo volte a funcionar sem problemas. Manteremos vocês atualizados. Enquanto isso, agradecemos a paciência."

Também pelo Twitter, a empresa confirmou, às 18h45, que os problemas foram resolvidos, sem explicar o que causou a falha.

Brasileiros usaram a mesma rede social para reclamar da instabilidade:

Como saber se o WhatsApp caiu ou é a sua internet?

Falhas como a de hoje são frequentes entre os serviços da Meta, empresa que controla, além do WhatsApp, também o Facebook e o Instagram. Em outubro de 2021, um ajuste mal feito nos servidores da companhia causou um apagão global que derrubou os apps por sete horas.

Mas, em alguns casos, breves instabilidades também podem ser problemas locais, como queda de sinal da internet ou travamento do celular ou PC. Para saber se o problema é com você ou geral, tente:

  1. confira em sites de monitoramento ou outras redes sociais;
  2. verifique a conexão com a internet;
  3. reinicie seu aparelho (celular ou PC);

Veja o passo a passo aqui.