Topo

Robô da Nasa em Marte registra raro eclipse solar; veja vídeo

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

22/04/2022 11h02Atualizada em 22/04/2022 17h47

O robô-jipinho Perseverance, enviado a Marte pela da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) em 2020, registrou um raro eclipse solar visto a partir do planeta vermelho. Sua câmera gravou imagens da lua Fobos, a maior das duas luas existentes por lá, passando em frente ao Sol.

O eclipse durou pouco mais de 40 segundos, um tempo bem mais curto do que costuma durar o fenômeno solar envolvendo a Lua da Terra dura (geralmente, minutos), segundo informações de divulgação da Nasa.

Fobos é a lua que orbita mais perto de Marte, em cerca 6 mil quilômetros de distância. De todas as luas do Sistema Solar, é a que fica mais próxima de um planeta.

Outros eclipses envolvendo a lua marciana já chegaram a ser analisados por cientistas aqui na Terra. A novidade agora é que o robô da Nasa conseguiu fornecer o vídeo mais completo e com mais qualidade de resolução feito até agora. As capturas de imagens ocorreram no último dia 2 de abril.

"Eu sabia que seria bom, mas não esperava que fosse tão incrível", afirmou Rachel Howson, um dos membros da equipe da câmera Mastcam-Z, tecnologia avançada presente no Perseverance.

Ela possui um filtro solar que age como óculos de sol para reduzir a intensidade da luz, de acordo com a Nasa. Por isso, o resultado foi animador para os cientistas em termos de qualidade.

"Você também pode ver manchas solares. E é legal que você possa ver este eclipse exatamente como o rover o viu de Marte", disse Mark Lemmon, astrônomo do Instituto de Ciências Espaciais em Boulder, Colorado, Estados Unidos.

Fobos irá morrer um dia

Observar fenômenos como esse pode ajudar os cientistas a entenderem melhor a órbita da lua e como sua gravidade puxa a superfície de Marte.

Com o movimento de Fobos em torno do planeta, a gravidade exerce pequenas forças de maré em seu interior, explica a Nasa. Isso acaba deformando ligeiramente as rochas na crosta e no manto de Marte.

Ao que já se sabe, essa lua marciana está se aproximando da superfície de Marte e seu destino daqui a dezena de milhões de anos será colidir com o planeta.

Os cientistas terão bastante tempo para estudá-la. Mas, como já preveem seu destino no futuro, as pesquisas poderão ser mais direcionadas para compreender todo esse processo de morte de uma lua.

Missão Mars 2020

Integrante da missão Mars 2020, o robô Perseveranse pousou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021. Ele foi construído para ser um fotógrafo, cientista e laboratório sobre rodas.

Equipado com modernos instrumentos e sensores, ele possui 19 câmeras de alta definição e um braço robótico para auxiliá-lo.

Parte de seu objetivo é coletar ao menos 40 amostras de diferentes locais da Cratera Jezero, de 45km de diâmetro e 500m de profundidade.

O material ficará armazenado em um complexo sistema de proteção para que possa ser retirado por missões futuras. As rochas devem chegar aqui só depois de 2030.

O deslocamento do rover ocorre com ajuda de um reator com núcleo de plutônio, capaz de produzir energia elétrica por até 14 anos.