Topo

Como um exame de DNA desvendou por que este lago na Austrália é rosa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ellen Alves

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

13/03/2022 12h57

Esqueça os filtros do Instagram ou programas de edição de imagens. A cor rosa brilhante do Lago Hillier é real. Localizado na região de Goldfields-Esperance, na Austrália Ocidental, o lago cor-de-rosa até recentemente era um mistério para cientistas justamente por sua curiosa coloração.

Mas recentemente, graças a técnicas modernas de sequenciamento de DNA, a ciência finalmente descobriu por que ele é assim. E tudo tem a ver com uma mistura de bactérias coloridas e algas.

Afinal, por que o Lago Hillier é cor-de-rosa?

Os cientistas Scott Tighe, da Universidade de Vermont, em Burlington, e Ken McGrath, da Microba, empresa de genômica microbiana em Brisbane, Austrália, uniram-se para desvendar o mistério da cor rosa chiclete do Lago Hillier por meio do sequenciamento de DNA.

Tighe, McGrath e seus colegas analisaram as amostras usando uma técnica chamada metagenômica, que sequencia todo o DNA em uma amostra ambiental de uma só vez. O material coletado, por meio de amostras de água e sedimentos, revelou uma grande quantidade de extremófilos — organismos que prosperam em ambientes extremos.

Dos 498 extremófilos descobertos, os tipos mais abundantes no Lago Hillier foram os halófilos, com 249 espécies, e os termófilos, com 175.

Vários desses halófilos eram micróbios coloridos, a exemplo das bactérias púrpuras sulfurosas Salinibacter ruber, que são vermelho-alaranjadas; e algas vermelhas chamadas de Dunaliella salina. A mistura desses micróbios, e possivelmente de outros, explica a cor rosa do lago, diz Tighe em declaração à revista "New Scientist".

E por que esses pequenos seres vivos que habitam o lago são coloridos? A explicação é encontrada nos pigmentos roxo, vermelho e laranja que eles contêm — conhecidos como carotenóides —, e que fornecem proteção contra a salinidade extrema, diz Tighe.

E haja salinidade: o lago é extremamente salgado, cerca de oito vezes mais salgado que o oceano. Alguns dos micróbios descobertos no Hillier parecem ser novos para a ciência, mas ainda precisam ser totalmente caracterizados, finaliza.

Não é só na Austrália

Engana-se quem acha que o Lago Hillier é um caso isolado. Ele é, de fato, o mais conhecido, mas existem outros quatro lagos cor-de-rosa na Austrália: o Field of Pink Lakes, Hutt Lagoon, Pink Lake e Quairading Pink Lake.

Há registro de outros lagos rosa espalhados pelo mundo. Eles podem ser encontrados inclusive na América do Sul. Países como Azerbaijão, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, México e Senegal também têm lagoas e lagos cor-de-rosa.