Topo

Mais higiene: Japão testa telas de pagamento que não precisam ser tocadas

Lojas no Japão testas máquinas holográficas  - Reprodução
Lojas no Japão testas máquinas holográficas Imagem: Reprodução

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

02/02/2022 16h56Atualizada em 04/02/2022 09h31

Terminais de autopagamento holográficos começaram a ser testados no Japão nesta semana em seis lojas de conveniência 7-Eleven distribuídas por Tóquio.

As telas "flutuantes" funcionam sem nenhum contato físico. Elas foram desenvolvidas para manter os equipamentos mais duráveis e higiênicos, principalmente em períodos de pandemia.

Calcula-se que existam 30 mil lojas da empresa no Japão, o que demonstra o interesse do país em testes que explorem as "compras do futuro".

Como funciona

As lojas da 7-Eleven mais atuais exigem que os clientes passem e digitalizem os produtos nos conhecidos terminais de autopagamento, que usam telas de LCD sensíveis ao toque.

De acordo com reportagem do site Gizmodo norte-americano, a nova tecnologia testada tem uma interface desenvolvida pela Toshiba. Chamada de Digi POS, ela é responsável por gerar um sistema holográfico na frente dos consumidores no momento do pagamento.

O interessante é que ele responde aos movimentos das mãos dos clientes feitos no ar — e quem está atrás na fila não consegue visualizar nada exibido no visor holográfico.

Veja no vídeo abaixo como funciona:

Quando o cliente estiver passando as compras pelo holograma, no momento de tocá-lo, o sistema fará o uso de sensores ocultos para detectar a presença e os movimentos dos dedos sem qualquer contato físico, para que os botões da tela sejam pressionados.

Dessa maneira, o equipamento acaba ganhando mais durabilidade, pois não haverá o risco de danos ou desgastes materiais com o passar do tempo e nem a necessidade de higienização depois de várias pessoas utilizarem o autopagamento.

Apesar das facilidades, a privacidade não será um ponto de destaque do Digi POS, pois ainda não se sabe se a tecnologia armazena a biometria temporariamente ou permanentemente das pessoas.

A maioria dos produtos poderá ser comprada de maneira autônoma por meio de cartões de pagamento sem toque ou com a digitalização da tela de um aparelho móvel, como um celular, por exemplo.

Bebidas alcoólicas, cigarros e pagamentos de contas ainda são recusados no holograma, mas permitidos nos caixas de atendimentos físicos, segundo a matéria.