Topo

Samsung apresenta TV que ajusta brilho de tela para não atrapalhar o sono

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruna Souza Cruz

De Las Vegas, EUA*

04/01/2022 01h43

O retorno presencial da feira de tecnologia CES 2022 (Consumers Electronic Show) acontece a partir desta quarta-feira (5) em Las Vegas, nos Estados Unidos. Como de costume, algumas empresas já anteciparam as novidades que apresentarão no evento. Uma delas é a Samsung, que anunciou hoje (3) melhorias em suas linhas de TV MicroLED, Neo QLED e Lifestyle.

Entre os destaques, estão tecnologias que permitem muito mais brilho na tela do televisor, ajustes inteligentes que reconhecem quando o ambiente está com mais ou menos luz e uma experiência de áudio mais imersiva. Confira a seguir as novidades apresentadas pela empresa. Por enquanto, os valores não foram anunciados.

MicroLED

Na edição de 2021 da CES, a Samsung chamou a atenção por seu protótipo de TV MicroLED de 110 polegadas, que poderia transformar um ambiente em uma sala de cinema devido a esse tamanho todo. A tecnologia usa LED autoiluminado em uma tela super fina e quase sem moldura.

De acordo com a Samsung, na edição deste ano três modelos de TV nessa categoria serão exibidos na feira: o de 110 polegadas, outra de 101 polegadas e uma menor com 89 polegadas (a novidade de 2022).

O investimento nessa linha, segundo a empresa, foi a melhora da qualidade de imagem a partir de LED (lâmpada digital que usa semicondutores para produzir luz e ajuda a "desenhar" a imagem exibida) de 25 milhões de micrômetros (unidade de medida).

Na prática, eles são os responsáveis por produzir a luz e as tonalidades de cores em cada ponto de LED que aparece na televisão com resolução 4K. Esse conjunto torna as cenas com melhores contrastes, por exemplo.

Na parte de sistema, a família de TV MicroLED destaca três novos modos:

  • Multi View: a TV agora exibirá quatro conteúdos de canais diferentes simultaneamente divididos na mesma tela. Ex: a pessoa pode assistir a um jogo de futebol, um canal de notícias, algum outro esporte e Netflix.
  • Dolby Atmos: melhoria no sistema de áudio para que ele se torne mais imersivo com ajuda de alto-falantes agora localizados nas partes superior, inferior e laterais da tela.
  • Arte: usar a TV para exibir obras de artes ou fotos da própria galeria do consumidor. Na edição de 2022, o sistema ganhou duas peças exclusivas do artista e designer Refik Anadol.

Neo QLED

TV Neo Qled Samsung - Divulgação - Divulgação
TV Neo Qled Samsung
Imagem: Divulgação

As TVs dessa família ganharam vida em 2017. Em 2021, a novidade foi o uso de LEDs 40 vezes menor, segundo a Samsung.

Na família de 2022, a empresa explica que investiu na melhoria do processador, com o Neo Quantum. Com a mudança, a promessa é de imagens mais puras e com capacidade de brilho adaptável com ajuda de inteligência artificial.

Uma nova tecnologia, chamada Shape Adaptive Light, usa o processador para conseguir analisar formas e superfícies das cenas para equilibrar a forma da luz do painel e, consequentemente, o formato da imagem.

"O processador apresenta mapeamento de contraste avançado com BLU (unidade de luz de fundo), aumentando o nível de brilho de gradação de 12 a 14 bits para maior controle da fonte de luz — os Mini LEDs Quantum", explicou a empresa em comunicado.

Com isso, o brilho da TV fica mais intenso quando precisa estar e torna objetos, por exemplo, mais nítidos.

Esse processo também conta com ajuda de uma tecnologia adotada na linha de 2022 chamada Real Depth Enhancer. Nela, a TV usa inteligência artificial para identificar e processar objetos na tela em relação ao seu fundo. Assim, cria-se uma sensação de profundidade do que se está vendo.

Por fim, a novidade deste ano conta com o EyeComfort, que faz o brilho da tela ajustar automaticamente com base em um sensor de luz integrado.

"Conforme a luz ambiente muda, a tela reduzirá gradualmente a quantidade de luz e oferecerá tons mais quentes, ajustando os níveis de luz azul de acordo", exemplifica a empresa citando o pôr do Sol/nascer do Sol.

"Isso permite uma experiência de visualização mais confortável à noite, reduzindo a luz azul que pode afetar a qualidade do sono", completa. O painel muda para tons mais quentes ou mais frios conforme a necessidade.

Som que se move

No modelo Neo QLED, a empresa anunciou melhorias no sistema inteligente de som. A companhia já trabalhava com o modo Object Tracking Sound, em que o som se move junto com o objeto na tela. Nas TVs da série neste ano o recurso foi incorporado com alto-falantes mais potentes para dar uma ideia ainda mais imersiva ao consumidor.

Tela contra reflexos

Na família Lifestyle (estilo de vida, em português), a empresa integrou um novo visor com sistema anti-reflexo e anti-impressão digital (recurso chamado Matte Display). Ou seja, no primeiro caso, a tela absorve a luz, mas não é possível ver reflexos.

A linha Lifestyle é composta por:

  • The Frame: quando está "desligada", a TV vira um quadro. Em 2022, ela ganhará nova moldura para que obras de arte fiquem mais reais. Além disso, terá novos tamanhos: de 32 polegadas e 85 polegadas.
  • The Sero: é o modelo de TV que gira em torno de um eixo, podendo ficar na vertical ou horizontal. Neste ano, além de ganhar a tecnologia contra reflexo e impressão digital, o consumidor pode visualizar quatro conteúdos divididos na tela ao mesmo tempo.
  • The Serif: com um visual criado por artistas famosos, sua proposta é servir como um móvel de design. A tecnologia de tela é Qled com imagens 4k. A novidade de 2022 é que a linha ganhou mais um tamanho: 65 polegadas (até então, a empresa comercializava três: 43, 49 e 55 polegadas).

CES diante da covid-19

Após uma edição online em 2021, a feira tecnológica CES finalmente retorna ao formato físico entre os dias 5 e 7 de janeiro.

O grande evento de tecnologia do mundo e ambiente para o lançamento de de grandes inovações, contará também com uma exibição virtual, e deve trazer algumas das principais tendências para o chamado mundo pós-covid-19.

Por conta da pandemia, porém, muitas empresas decidiram cancelar sua participação no evento presencial nas últimas semanas. A lista de desistentes já inclui Google, Intel, IBM, AMD, GM, Amazon, T-Mobile, Meta, Waymo, BMW, Panasonic e Mercedes.

Por conta dos cancelamentos e do risco da variante ômicron do coronavírus, a CTA (Consumer Technology Association), que realiza a feira, antecipou o encerramento em um dia, de 8 para 7 de janeiro.

De qualquer forma, entre as soluções que devem ser exibidas na feira, há a expectativa de que sejam apresentadas iniciativas com automação inteligente, baseada em infraestruturas em nuvem, até como uma forma de lidar com as limitações de horas de trabalho e um mercado com menos profissionais, como se tem notado nos Estados Unidos.

Essa tendência deve impulsionar, inclusive, um segmento que ganha cada vez mais atenção e investimentos: o de veículos autônomos. A CES 2022 receberá grandes nomes do setor, como a fabricante de chips Qualcomm; a Luminar, líder em tecnologias de percepção de distância; e a Waymo, da Alphabet - controladora do Google -, que é pioneira na indústria de autônomos e deve fazer uma apresentação virtual.

Hoje, essa indústria, mais conhecida por veículos de passeios e de passageiros, já conta também com modelos de negócios para frotas de transportes de carga que estão bem próximos de se tornarem viáveis. Por toda essa força, a edição deste ano, segundo a organização da CES, será, definitivamente, um evento de mobilidade inteligente.

O setor automotivo estará em peso neste ano, com um número de fabricantes maior do que o esperado. Estão confirmadas empresas como Hyundai, Toyota, Daimler, FCA (Fiat Chrysler) e Stellantis.

*A jornalista viajou a convite da Samsung; texto com informações de Marcos Bonfim.