PUBLICIDADE
Topo

TV


Como a Samsung quer convencer você de que a TV não serve só para série

Aparelho da Samsung promete cinema em casa em 4K - Divulgação
Aparelho da Samsung promete cinema em casa em 4K Imagem: Divulgação

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

02/03/2021 18h09

O mercado brasileiro deve ganhar a partir do segundo trimestre deste ano dois novos produtos da Samsung na área de TV: The Serif, com design feito por artistas famosos, e The Premiere, que promete cinema em casa em 4K. As novidades foram divulgadas pela empresa após evento internacional Unbox & Discover, realizado nesta terça-feira (2), com anúncios da sul-coreana no quesito telas.

As duas televisões se unem às versões 2021 da The Frame e The Sero, todas da linha Lifestyle (estilo de vida, em português), na proposta de oferecer ao consumidor brasileiro um dispositivo que não serve apenas para assistir a filmes e séries, jogar videogame e ver TV aberta. A empresa quer convencer de que vale a pena tê-las também como objeto de decoração, peça de design, celular gigante e reproduzir a experiência do cinema.

As novidades para o Brasil foram antecipadas pela Samsung para Tilt e alguns poucos jornalistas do setor. Dos cinco modelos da linha Lifestyle, apenas o modelo The Terrace — TV mais resistente criada para ser instalada do lado de fora da casa —, lançada no ano passado, não vai chegar ao Brasil.

"O consumidor não está preocupado só com a tecnologia da TV. A linha Lifestyle vem para falar de estilo. É a TV que se personaliza, que se complementa com outras oportunidades de visualização", disse Erico Traldi, diretor de TV e Áudio da Samsung Brasil. A empresa não revelou os valores dos futuros lançamentos.

Durante o seu evento internacional, os apresentadores afirmaram que melhorias foram feitas em todos os modelos tendo em vista o crescimento do uso de televisores em 2020. A pandemia foi um dos motivos, explicou James Fishler, vice-presidente sênior da Divisão de Entretenimento Doméstico da Samsung Electronics America. Com as pessoas passando muito mais tempo dentro de casa, o mercado de televisores viu os interesses por telas maiores crescerem, acrescentou.

Conheça os detalhes de cada modelo:

The Serif: TV projetada por designers famosos

TV da Samsung - The Serif, projetada por designers famosos - Divulgação - Divulgação
TV The Serif oferece imagens em 4K
Imagem: Divulgação

É uma televisão pensada para ser um móvel de design. Foi desenvolvida com ajuda dos irmãos designers Ronan e Erwan Bouroullec, com destaque em museus e galerias de arte.

"Foi inspirada na serifa [prolongamentos no fim das hastes das letras]. É uma TV pensada para ser bonita, mas também duradoura e para todo mundo da família", disse Thaís Meglior, gerente de produto de TV da Samsung Brasil.

Segundo Meglior, a The Serif não é só aparência, ela é uma SmartTV com tecnologia QLED que oferece imagens em 4K, vem com NFC e Airplay, que permite conectar smartphones e outros dispositivos móveis. Vem em três tamanhos: 43, 49 e 55 polegadas.

A versão da TV Serif de 2020 custa atualmente nos Estados Unidos US$ 9.999 (43 polegadas).

The Premiere: Cinema em casa em 4K

Premiere - Divulgação - Divulgação
Premiere
Imagem: Divulgação

Vem com a proposta de ser mais do que um projetor de imagens. O objetivo é levar a qualidade de cinema para a casa do consumidor. O aparelho é, segundo a Samsung, o primeiro projetor laser triplo com resolução 4K que consegue reproduzir imagens em tela com até 130 polegadas.

"É um projetor de tiro ultra curto, que não precisa ter um suporte para ser instalado longe da parede", explicou Meglior. A caixinha pode ser colocada a 11 cm, 19 cm e 24 cm da parede.

Com dois modelos (SP-LSP9 e SP-LSP7), o projetor oferece ao consumidor experiência de SmartTV, com aplicativos nativos, mais de 20 mil horas de projeção de vida útil e conexão com celulares (iOS e Android). O design é minimalista, com bordas arredondadas e acabamento em tecido.

O projetor foi lançado no mercado norte-americano em 2020 por a partir de US$ 3.499.

The Frame é "obra de arte" principal

TV The Frame (2021), da Samsung, lembra um quadro quando pendurada na parede - Divulgação - Divulgação
TV The Frame (2021) lembra um quadro quando pendurada na parede
Imagem: Divulgação

No mercado brasileiro desde 2018, a The Frame foi a primeira da linha a ser vendida no Brasil (atualmente, custa a partir de R$ 4.499,10). Quando está "desligada", a TV vira literalmente uma obra de arte, reproduzindo quadros de pintores clássicos e contemporâneos.

Ela é a queridinha da Lifestyle. Segundo a empresa sul-coreana, mais de 1 milhão de televisores The Frame foram vendidos no mundo nos dois últimos anos. As vendas de 2020 foram três vezes maiores do que quando ela foi lançada.

Para este ano, a novidade é que além dos modelos de 43 polegadas e 55 polegadas, a Samsung vai passar a comercializar televisores The Frame com 50 polegadas e 65 polegadas. Ficam de fora do mercado brasileiro as de 32 e 75 polegadas.

No evento internacional online promovido pela Samsung, a empresa destacou que a edição de 2021 da TV ganhou em capacidade de armazenamento de imagens. Antes o consumidor tinha 500 MB de espaço para salvar sua própria galeria de imagens. Os novos modelos terão 6 GB de capacidade. Em outras palavras, quem levar essa TV para casa vai conseguir salvar dentro dela mais de 1.200 imagens em qualidade UHD.

Além disso, a edição de 2021 tem 24,9mm de espessura (50% mais fina do que a de 2020), com uma moldura customizável em diferentes cores e pés ajustáveis.

Com a inclusão de novas galerias de arte parceiras no serviço Art Store —que pode ser assinado por quem adquire a televisão—, mais de 1.400 peças de arte de instituições de renome mundial estão disponíveis. A plataforma tem ainda uma tecnologia de curadoria automática, em inteligência artificial, que recomenda a arte com base nas seleções do consumidor. A TV mostra imagens em qualidade QLED 4K.

The Sero: ideal para ver TikTok em família

Tv The Sero gira em torno de um eixo - Divulgação - Divulgação
Tv The Sero gira em torno de um eixo
Imagem: Divulgação

Considerada a mais inovadora da linha Lifestyle, a The Sero gira em torno de um eixo, conseguindo deixar a tela tanto na posição horizontal quanto vertical. Com ela, o consumidor pode conectar o smartphone usando a tecnologia Apple Airplay e navegar pelas redes sociais que reproduzem vídeos nesse formato: Instagram (Reels) e TikTok, por exemplo.

A TV começou a ser vendida no Brasil em tamanho único (43 polegadas) no segundo trimestre de 2020 por R$ 9.999, mas é possível encontrá-la por um pouco menos.

Na edição 2021, a The Sero já vem de fábrica com o app nativo do YouTube, o que melhorou a reprodução de vídeos, e um recurso multitela. Ela também tem tecnologia OLED 4K.