Topo

Erro 503: o que são os códigos exibidos em sites quando ficam fora do ar

Ao entrar no site dos Correios aparece a seguinte mensagem: "503 serviço indisponível" - Reprodução/Site/Correios
Ao entrar no site dos Correios aparece a seguinte mensagem: '503 serviço indisponível" Imagem: Reprodução/Site/Correios

De Tilt, em São Paulo

23/12/2021 11h17

O site dos Correios apresentava problemas de acesso desde a manhã desta quinta-feira (23). A instabilidade ocorria a um dia da véspera de Natal, quando o volume de acessos costuma crescer com usuários rastreando o trajeto de suas encomendas pela plataforma.

Ao entrar no portal dos Correios, às 9h34, a mensagem "503 Service Unavailable. No server is available to handle this request" ('503 serviço indisponível. Nenhum servidor está disponível para atender a esta solicitação', em tradução livre) chegou a ser exibida. Mas o que esse código significa?

Em termos técnicos, quando um site apresenta o erro 503, geralmente é um sinal de que o servidor está inativo e precisa de ajustes para voltar ao ar. Os motivos podem ser vários, como necessidade de manutenção, sobrecarga do site, erros de código, invasão de cibercriminosos, entre outros problemas.

Os Correios não se pronunciaram sobre o ocorrido e ainda não é possível saber se a falha de acesso envolve uma ação de criminosos ou erros em servidores. Será preciso aguardar os desdobramentos do caso para entender o que causou o problema. Tilt procurou os Correios, mas ainda não houve retorno.

Confira a seguir outros códigos de erros que podem surgir quando sites apresentam instabilidade e como tentar resolver:

404

Erro bastante popular que significa basicamente que a página não pode ser encontrada. Para evitá-lo, quando se deparar com esse problema, verifique o endereço do site que você deseja acessar e tente novamente, pois pode haver falhas de digitação.

Caso a URL esteja mesmo correta, a página da internet deve ter sido excluída ou estar indisponível.

301

O código tem a ver com a transferência da página, chamada de redirecionamento. Uma URL antiga pode ter sido encaminhada para uma mais nova, atualizada. A falha, nesse caso, é uma mudança permanente de endereço.

Na prática, é inserir o código e ser encaminhado automaticamente para o novo link, mas falhas podem acontecer. Não tem muito o que fazer nesse caso. Depende mais da página em si.

400

No navegador do Google, o Chrome, esse erro nada mais é do que a mensagem de "esta página não está funcionando no momento". A falha pode acontecer por erro de digitação ou ser um problema do servidor, que não consegue entender a solicitação.

Outro motivo também pode ser a tentativa de envio de um arquivo pela internet. Em alguns casos, se ele for muito grande, a página pode retornar com a mensagem 400.

Para solucionar essa questão, tente limpar o cache —para isso, vá nos históricos do navegador— e não se esqueça de verificar se há erros de digitação no URL.

410

O código 410 pode aparecer junto às mensagens: "Esta página não existe" ou "Página excluída ou não existe".

Nesse caso, é possível que o administrador do site tenha excluído a página.

451

Já esse código funciona como uma barreira mesmo. Ele impede o acesso daquele URL por motivos legais. Ou seja, uma pessoa ou empresa pode ter solicitado na Justiça a remoção daquele conteúdo ou o próprio governo pode ter pedido o bloqueio. Não tem o que você fazer nessa hora.

200

Bom, esse não é um código de erro, mas quer dizer que está tudo funcionando como deveria. Pode ser encontrado em telas de programação.

403 e 429

O 403 e o 429 (veja abaixo) são erros comuns durante envio de arquivos (vídeos ou fotos).

No caso do 403, o servidor não pode acessar a imagem ou vídeo. Geralmente, ocorre devido ao bloqueio do firewall —barreira de uma rede de computadores (programa ou equipamento físico, cujo objetivo é aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede).

Quando se clica muitas vezes, sem dar tempo de o servidor processar as solicitações de envio de fotos ou vídeos, é possível se deparar com esse erro.

*Com matéria publicada em 20 de novembro de 2021.